a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeTurismoTIPOS DE INTERCÂMBIO

TIPOS DE INTERCÂMBIO

Intercâmbio

TIPOS DE INTERCÂMBIO

Existem diferentes tipos de programas, para diferentes tipos de pessoas, para diferentes propósitos e momentos da vida.

Para crianças e adolescentes: high school e programas de férias

HIGH SCHOOL

O programa de High School, isto é, cursar um período letivo em uma escola de Ensino Médio no exterior, é um dos mais tradicionais modelos de intercâmbio de adolescentes e os seus benefícios para a vida toda são indiscutíveis:
Viver em um país estrangeiro, conviver com a família hospedeira ou a comunidade escolar, (no caso das escolas boarding ou internato) e também com a sociedade local, experimentar a vida como estudante regular e fazer amigos de diversas nacionalidades produz resultados que vão muito além do aprendizado da língua estrangeira. O maior objetivo de um programa de high school não é aprender o idioma, o aprendizado do idioma é uma das “consequências” do programa.
O estudante não perde o tempo estudado no exterior, uma vez que a nossa Lei de Diretrizes e Bases permite a revalidação do tempo estudado. O programa tem duração de 1 semestre letivo ou um ano letivo, mas também, dependendo da legislação de visto do país hospedeiro, é possível ficar menos ou mais tempo.
Se pode dizer, que o estudante volta diferente de um high school. Alguns estudantes relatam que o programa de high school deveria ser obrigatório: ou seja, todo mundo tem que fazer.
É aquele programa de intercâmbio que ou você faz, ou se arrepende a vida toda por não ter feito.
Hoje em dia, já é possível cursar também parte do Ensino Fundamental no exterior e se aplica a estudantes que acompanham os pais nos programas de intercâmbio.

PROGRAMAS DE FÉRIAS

Os Programas de Férias foram feitos para quem quer ter uma experiência internacional que vai além do turismo. Além dos cursos, os roteiros ainda incluem atividades culturais, esportivas e recreativas, promovendo a interação do estudante com o destino, além da prática do idioma, ensinado em sala de aula.

O estudante vai viver uma experiência que vai ampliar muito sua visão de mundo. Aprenda um idioma, pratique um esporte, desenvolva um talento ou até descubra sua vocação profissional. São muitas opções de programas, países e idiomas especialmente pensadas para a turma de 7 a 18 anos. Todos oferecem acomodação em casa de família ou residências estudantis, o que permite uma maior interação e desenvolvimento da independência com disciplina.

São excelentes opções para quem quer conhecer gente de todo o mundo. Você vai aprimorar o idioma de sua escolha estudando nas mais renomadas instituições de ensino, e não para por aí: muitas atividades fora da sala de aula estão no roteiro, como esportes, torneios, viagens e passeios turísticos. São muitas combinações possíveis:
Idioma + atividades
Idioma + esporte
Idioma + arte
Idioma + liderança
Idioma + carreira

Para adultos: cursos de idiomas, higher education, aupair

CURSOS

O objetivo deste programa é aprender um idioma ou o idioma numa área.
Além do objetivo principal de aprimorar o domínio da língua, trata-se de um programa de intercâmbio que contribui positivamente para outras tantas necessidades dos estudantes indo desde interesses individuais, o momento de vida e até os objetivos acadêmicos e profissionais.
A forma mais eficaz de atingir fluência em um novo idioma é estudá-lo no país onde ele é falado. Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a cultura e conviver com o povo local, o que lhes permite praticar o idioma em situações reais do dia a dia. É a combinação perfeita para um aprendizado rápido e duradouro do idioma.

Classificamos os cursos da seguinte forma:

Cursos gerais: é a modalidade mais procurada, pois propõe o estudo da língua de forma global e atende estudantes desde o nível mais básico até o avançado.
Os cursos “gerais” são aqueles que propõem a imersão completa no idioma através do ensino das habilidades linguísticas: leitura, escrita, audição, gramática e conversação. Variam de acordo com a carga horária semanal, podendo ter de 10 a 35 aulas e a duração mínima deve ser de 2 semanas e o tempo das aulas varia de escola para escola. Os programas com menor carga horária são ideais para aqueles que desejam estudar o idioma e ainda ter tempo livre para explorar a cidade e as opções de atividades de lazer, culturais etc. Os programas com maior carga horária garantem um avanço no domínio do idioma em um menor espaço de tempo.
Em ambos os casos, a aprendizagem se dá dentro e fora da sala de aula, pois as atividades sociais e culturais, além das excursões programadas pelas escolas são parte integrante do programa.

Preparatórios para exames: os cursos “preparatórios para exames” são aqueles que preparam o estudante para fazer um exame específico que necessita ou deseja obter para ingressar em um curso universitário de graduação, pós-graduação, profissionalizante, apresentar prova de proficiência no trabalho ou incluir em seu currículo, entre outros.
Os programas são sob medida para a preparação de exames e podem ser combinados com o ensino do idioma ou inteiramente dedicados à preparação para o exame escolhido.
Alguns dos exames mais conhecidos são:
TOEFL – Test of English as a Foreigner Language;
TOEIC – Test of English for International Communication;
Cambridge;
GMAT – Graduate Management Admission Test;
DELE – Diploma Espanhol de Língua Estrangeira;
DELF – Diplôme d’études en langue française, entre outros

Combinados: os cursos “combinados” propõem o ensino do idioma associado a uma atividade ou curso de interesse específico. São indicados para os estudantes que desejam desenvolver a proficiência na língua e ainda desenvolver alguma habilidade específica, seja como hobby ou até para aprofundar o conhecimento de uma área de interesse profissional ou pessoal. São oferecidos em diversos países, de acordo com o idioma desejado e possuem, em geral, curta duração e datas específicas de início. Opções dos cursos combinados:
• Idioma + trabalho remunerado: combina o estudo de idioma com a colocação no mercado de trabalho, de forma remunerada.
• Idioma + estágio: combina o estudo de idioma com a colocação no mercado de trabalho, de forma não remunerada.
• Idioma + atividade de interesse: combina o idioma desejado e uma atividade de interesse específico. Ex.: dança, esporte, arte, fotografia, entre outros.

HIGHER EDUCATION

É subdividido em: preparatórios para a vida acadêmica, colleges, profissionalizantes, graduação, pós-graduação, doutorado e mestrado.
Destina-se a jovens a partir de 18 anos, com ensino médio concluído, que desejam realizar a graduação ou estudantes formados com objetivo de cursar pós graduação ou mestrado no exterior.

Preparatórios para Vida Universitária (Pathway, gateway, foundation, access year, bridge, Gap Year…)
Os cursos preparatórios são oferecidos com diferentes nomes dependendo do país e da universidade. Seja para melhorar a fluência no inglês ou em qualquer outro idioma em que as aulas serão ministradas, como para atingir os requisitos de seleção, aprender o sistema educacional estrangeiro, ou regularizar as exigências de imigração, os preparatórios servem como o primeiro contato e uma conexão entre o estudante internacional e o curso acadêmico no exterior.
Estes preparatórios podem ser acadêmicos, como os Pathways, ou não-acadêmicos: foundation, certificados, diplomas, diplomas avançados, cursos de inglês, Associate Degrees e até mesmo pré-mestrados. Podem ainda oferecer uma base geral para qualquer graduação/pós-graduação ou ter foco em uma área de estudo específica, como, por exemplo, medicina, direito, enfermagem, negócios, entre outros.

A escolha certa dependerá de alguns fatores: onde e o que você quer estudar no exterior, são quais os requisitos específicos para o curso e universidade de interesse. O papel do preparatório é identificar as necessidades do estudante e prepará-lo de maneira ideal para o ensino superior.

Profissionalizantes (Colleges)

Com os Cursos Profissionalizantes no exterior, o estudante terá maior conhecimento técnico na sua área de atuação, além da oportunidade de conviver com profissionais de diferentes lugares do mundo, adquirindo assim uma visão mais abrangente do seu mercado.
Com duração mínima de 3 meses e máxima de 2 anos, estes programas proporcionam todas as ferramentas necessárias para se tornar um profissional mais completo: formação específica, vivência internacional, compreensão de novas culturas e hábitos locais.

Universidades

Destina-se ao estudante que deseja fazer um curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado no exterior.
Os cursos de graduação oferecidos nas faculdades/universidades garantem, na conclusão satisfatória do curso, o certificado de Bacharel. Eles são indicados para concluintes de ensino médio que desejam iniciar o curso universitário ou para estudantes universitários que queiram transferir seus estudos para uma universidade no exterior. O diploma de Bacharel possibilita a continuidade dos estudos acadêmicos para mestrado, pós-graduação ou MBA.
Os cursos de mestrado, pós-graduação e MBA são indicados para estudantes que já concluíram um curso universitário e desejam dar continuidade aos estudos, aperfeiçoando seus conhecimentos e aprofundando-se em sua área de interesse, adquirindo um certificado internacional de Mestre em sua área de especialização. Os programas oferecem ferramentas importantes para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento profissional e acadêmico. Um grande rol de cursos está disponível e possibilitam o incremento do currículo profissional para garantir promoção e crescimento na carreira.
O diploma de Mestre ou MBA possibilita a continuidade dos estudos em nível de Doutoramento ou PhD.

Outras modalidades: outras modalidades de cursos apresentam foco de interesse específico, como:
• Cursos para adultos com mais de 40 anos.
• Cursos para professores de línguas.
• Idioma com foco em terminologia linguística específica da profissão.
Ex.: Idioma + Direito, Idioma + Business, Idioma + Medicina, entre outros.

Existe uma gama muito grande de cursos nesta opção que atendem a interesses bastante específicos.

Algumas escolas oferecem uma programação completa de atividades para os estudantes durante seu tempo livre.
Estão incluídas desde atividades sociais, como churrascos, festas, jantares e torneios esportivos que visam à integração dos estudantes estrangeiros, até programas de visitas a locais de destaque na cidade, como museus, parques, pontos históricos e competições esportivas profissionais.
Esta é outra maneira tão importante e bastante eficiente para o aprendizado da língua e fixação do idioma após as aulas, durante o tempo livre dos estudantes, quando estes têm a oportunidade de conhecer de perto as pessoas, os lugares, os hábitos e costumes. Praticar o idioma em situações autênticas no dia a dia, contribui para o desenvolvimento da fluência e para um avanço mais rápido e duradouro da língua. Significa também se comunicar dentro do contexto cultural da região, utilizando expressões, gírias e conhecendo de perto questões sociais, culturais e políticas.

AUPAIR

Destina-se a moças solteiras e sem filhos que tenham entre 18 e 26 anos, o Ensino Médio completo, inglês com nível intermediário. Também precisa gostar de crianças e ter experiência com crianças, possuir carteira de habilitação válida e estar disposta a morar, no mínimo, 1 ano nos Estados Unidos.
A candidata vai trabalhar na casa da família onde estará hospedada, o que inclui tomar conta das crianças, dar suporte e atenção a elas e participar de todas as atividades da rotina dos pequenos, como: brincar e ler, dar banho e trocar de roupa, dirigir, levar à escola e a outros lugares, fazer as camas, limpar os quartos, lavar e passar as roupas, preparar e dar as refeições, ajudar com a tarefa escolar, etc.
Como Au Pair, a candidata tem direito a uma bolsa de estudos que deve ser usada durante o programa em algum community college da cidade.

Conclusão:
Todo mundo pode! Existem opções de programas de intercâmbio para todas as idades e perfis.
Todo mundo que faz intercâmbio diz que é uma experiência que todos nós deveríamos passar pelo menos uma vez na vida.

Adquirir habilidade para ir e vir de qualquer lugar do mundo, conviver e transitar nas diferentes culturas, compreender perspectivas globais, além do amadurecimento pessoal e do desenvolvimento de autonomia para enfrentar obstáculos da vida cotidiana são alguns dos benefícios dessa experiência única.

Texto: Perpétua Devite
Diretora da FYI Intercâmbio

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br