a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeArtigosPANORÂMICA ROSEMBERG

PANORÂMICA ROSEMBERG

Luis rosemberg

PANORÂMICA ROSEMBERG

PANORÂMICA ROSEMBERG

Até dia 30 de novembro, a Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, em parceria com amigos e amigas, parceiros e parceiras de trabalho do RÔ, como gostava de ser chamado, promove o Panorâmica Rosemberg e traz o conjunto da obra de Luiz Rosemberg Filho, o cineasta brasileiro da invenção e do afeto. O panorama traz a exposição de sua obra cinematográfica, das artes das colagens, dos textos escritos, num conjunto artístico memorável que possibilita o conhecimento bastante consistente do autor e de sua obra de arte.

Luiz Rosemberg Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1943. Durante sua infância, questões de saúde impuseram a ele algumas restrições que tiveram que ser superadas já muito cedo na vida. Iniciou sua fase artística com a pintura. O contato com cinema aparece nos anos de 1960.

A partir de então, Rosemberg celebra os desejos e as paixões e condena radicalmente aqueles que querem e agem para impedir o pleno desabrochar dos nossos prazeres, seja ele o poder, a guerra, a crueldade ou a traição.

Toda a obra do cineasta é fundamental. No entanto, é possível sentir a potência de sua arte tanto no trabalho de colagens, tanto nos curtas-metragens, tanto nos longas, tanto nos textos escritos. Tudo nos afeta profundamente, incomoda realmente, nos tira de um lugar de imparcialidade ou passividade. E, seu último filme, “Bobo da Corte” (2019), terminado pouco antes de sua morte, é obra máxima do cinema brasileiro.

Para acompanhar a Panorâmica Rosemberg: https://www.mam.rio/cinemateca/apresentacao-panoramica-rosemberg/

Texto: Renata Saraceni (Cineasta e Produtora)

Renata Saraceni

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br