a
© 2020 Agência Difusão.

AGOSTO

O padre e a moça

AGOSTO

Ficou impossível falar apenas das coisas positivas. Que possamos falar também das tristezas. A morte tem estado muito presente. Que lástima a partida de dois grandes atores do Cinema Brasileiro.

O país fica em frangalhos, difícil de descrever. O primeiro filme de Paulo José como ator é O Padre e a Moça de Joaquim Pedro de Andrade. Segundo o relato de Eduardo Escorel, assistente de direção neste filme, Paulo José ficou
tempos vivendo recluso na cidadezinha para viver o personagem do Padre.

Que ator extraordinário! E Tarcísio Meira, inesquecível trabalho como o cristo militar no filme A Idade da Terra de Glauber Rocha. Dois atores gigantes que deixam tantos momentos marcantes em nossas vidas.

Como diz o poeta, a morte deveria ser assim: um céu que pouco a pouco anoitecesse e a gente nem soubesse que era o fim. (Mário Quintana). Não é fácil continuar o texto, as palavras não vêm. É verdade que tudo perde a
importância. O que dizer diante do inexorável? Melhor seria o silêncio, o luto.

Afinal, não está dando pé mesmo. Quem sabe, ficar um dia todo deitado na cama não seja uma boa solução para o agora? Lutar é parte da vida, o que ela quer da gente é coragem, mas e quando o fardo pesa demais? Não seria melhor dar um tempo? Talvez seja um tempo que a terra está tentando nos dizer. Paremos todos por 24 horas! Será pedir demais?

Entre os dias 13 e 21 de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado. A programação está definida e pode ser acompanhada pelo site do evento. A edição de 2021 seguirá, assim como ocorreu no ano anterior, o modelo multiplataforma, com a televisão e a internet.

As mostras competitivas serão transmitidas na TV, pelo Canal Brasil e TVE-RS, e por streaming, no Globoplay.
Entre os curtas-metragens selecionados para o festival, um especialmente chama a atenção: O que há em ti, de Carlos Adriano.

O filme é definido pelo diretor como um cinepoema e retoma um episódio que viralizou nas redes sociais quando um homem comum, vindo do Haiti mas declarado bresileiro diz ao capitão reformado: “…acabou…você não é presidente mais…”.

Renata Saraceni
Cineasta e Produtora
Renata Saraceni

Imagem: O Padre e a Moça – The Movie

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment