a
© 2020 Agência Difusão.
HomeArtigosMOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Mostra de Cinema de Tiradentes

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes, chega a sua 24ª edição de 22 a 30 de janeiro de 2021, em formato online, e apresenta ao público uma parte da diversidade da produção cinematográfica brasileira.

As mostras de Cinema se diferenciam dos festivais basicamente por não ter um caráter competitivo. A ideia é fazer uma espécie de apanhado do que foi produzido no país no último ano ou nos últimos dois anos e exibir o conjunto de realizações em determinado local, durante um espaço de tempo. Como são muitas as produções, dificilmente uma mostra consegue representar realmente o que foi produzido, limitando-se a uma parte deste conjunto definida pelo gosto de uma comissão de seleção.

As mostras de Cinema embora não tenham uma premiação direta da organização, escolha que seria conferida pela formação de júri oficial, podem ter a participação de entidades, instituições ou do público presente para votar naqueles filmes que se destacaram segundo suas sensações. Desta forma, algumas mostras de cinema abrem espaço para outros tipos de premiação.

O importante e o significativo é que tanto os festivais como as mostras promovem exibições de filmes nacionais e encontros entre os realizadores, desta vez de modo virtual. A reunião de filmes e de pessoas cria uma atmosfera cinematográfica. São dias de envolvimento de interessados e de amantes desta arte. Falta, no entanto, saber ao certo, que tipo de legado esses eventos deixam para os realizadores locais.

A mostra de cinema de Tiradentes ocorre sempre no princípio do ano. Esta edição, traz 79 curtas-metragens de diversos estados do Brasil e também filmes de longa metragem que compõem a programação. Também, estão integradas entre os programas, diversas oficinas temáticas. Tanto a descrição mais detalhada dos filmes quanto os temas das oficinas podem ser conhecidos no site www.mostratiradentes.com.br.

Enquanto aguardamos que o país inicie finalmente a vacinação com segurança e responsabilidade, respeitando seu principio fundamental da igualdade, assistir a filmes em casa pode ser uma agradável maneira de renovar nossas forças, acalmar nossas mentes e alimentar nossas almas.

Texto: Renata Saraceni (Cineasta e Produtora)

Renata Saraceni
 

Compartilhar com:
Avalie este artigo

redacao@agenciadifusao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário