a
© 2020 Agência Difusão.
HomeMundoACORDO DO SUBMARINO FRANCO-AUSTRALIANO

ACORDO DO SUBMARINO FRANCO-AUSTRALIANO

Submarino Franco-Australiano

ACORDO DO SUBMARINO FRANCO-AUSTRALIANO

O embaixador da França nos Estados Unidos reiterou em uma entrevista na segunda-feira que o colapso do acordo do submarino franco-australiano na semana passada foi uma surpresa para Paris.

Falando na estação de rádio francesa RTL, o embaixador Philippe Etienne disse que os ministros do gabinete francês não receberam qualquer indicação de que o acordo seria cancelado quando se reuniram com seus colegas australianos poucos dias antes de Canberra anunciar um acordo alternativo com os EUA e Reino Unido.

“Não fomos informados de forma alguma sobre o novo curso”, disse Etienne.

Paris reagiu com fúria depois que a Austrália abandonou seu acordo de submarino de $ 90 bilhões de dólares australianos ($ 65 bilhões) com a França em favor de um novo acordo militar com os EUA e o Reino Unido.

Como parte do pacto, conhecido como AUKUS, a Austrália receberá a tecnologia para construir uma frota de submarinos com propulsão nuclear, considerada superior às embarcações de propulsão convencional que Canberra havia concordado em comprar de Paris.

Em resposta à perda de seu contrato de submarino, a França chamou de volta seus embaixadores nos Estados Unidos e na Austrália na sexta-feira, uma dramática demonstração de insatisfação.

Etienne disse que sua saída de Washington “já foi uma resposta” do governo francês e “marca a gravidade de nossa reação”. Ele disse que membros seniores da administração Macron ainda estavam discutindo o que fazer a seguir.

“Assim que soubemos na quarta-feira de manhã (sobre o novo acordo), exigi ser visto, fui visto”, pela Casa Branca, disse Etienne. “(Mas) já era um pouco tarde.”

Fonte: CNN
Imagem: Reuters/DCNS

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment