TALES DE MILETO
Tales de Mileto foi um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. É considerado, por alguns, o “Pai da Ciência” e da “Filosofia Ocidental”.
Suas principais ideias expandiram os horizontes teóricos nas áreas da matemática, filosofia e astronomia. Para ele, a água era o principal elemento da natureza e a essência de todas as coisas.
Biografia de Tales de Mileto
Tales de Mileto, provavelmente descendente de fenícios, nasceu na antiga colônia grega Mileto, região da Jônia, atual Turquia, por volta de 623 ou 624 a.C.
Foi um homem de muitas habilidades e erudição, sendo assim, uma figura respeitada pelo seu povo grego.
Buscou respostas racionais para os fenômenos da natureza e as razões da existência. Por isso, é considerado um dos primeiros filósofos a romper com o ponto de vista religioso.
Na cidade de Mileto, foi fundador da “Escola Jônica”, considerada a mais antiga escola filosófica, onde seus pensadores buscavam explicações cosmológicas, ou seja, por meio da natureza através das observações.
Assim, eram adeptos da chamada “Filosofia Unitarista”, cujo princípio estava baseado no princípio único o qual explica todas as coisas e, no caso de Tales de Mileto, o elemento água.
Viajou para o Egito e para Babilônia aprofundando seus conhecimentos ao mesmo tempo que o disseminava tornando-se um homem muito admirado.
Texto:Juliana Bezerra