a
© 2020 Agência Difusão.
HomeEntretenimentoMOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO

MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO

Mostra de cinema italiano

MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO

MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO

19/04 – REGRESSO AO LAR
Luigi Comencini (1960), 122 min. Com Alberto Sordi, Eduardo De Filippo, Serge Reggiani e Nino Castelnuovo.

8 de setembro de 1943: Badoglio, chefe do governo italiano após a queda de Mussolini, declara armistício para as forças aliadas. Milhares de soldados ficam sem nenhuma ordem, enquanto Badoglio e o rei, Vittorio Emanuele III, fazem as malas e fogem. Em uma nação devastada pela guerra e ainda ocupada pelos ex-aliados alemães, agora é cada um por si.

Misturando comédia e tragédia, “Regresso ao Lar” conta a história do orgulhoso segundo-tenente Alberto Innocenzi que, assim como todos os italianos, é pego de surpresa pela notícia do armistício e vê o exército alemão se voltar contra eles. Quando Innocenzi percebe que o exército italiano está completamente desordenado, ele decide fazer como todo mundo: voltar para casa.

O filme inicia do dia da declaração do armistício e termina em 28 de setembro do mesmo ano, marcando mais uma data histórica: o levante popular conhecido como “Os 4 Dias de Nápoles”, que libertou a cidade da ocupação alemã.
Considerado um dos melhores filmes de Luigi Comencini, “Regresso ao Lar” ganhou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Moscou. Alberto Sordi conquistou três prêmios de Melhor Ator, entre eles, o David di Donatello.

Quer participar? Mande e-mail para cineteatro@umes.org.br ou mande mensagem via WhatsApp para o número (11) 94662-6916.

Compartilhar com:
Avalie este artigo

redacao@agenciadifusao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário