a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeLiteraturaLIVRO – NENHUM OLHAR – JOSÉ LUIS PEIXOTO

LIVRO – NENHUM OLHAR – JOSÉ LUIS PEIXOTO

LIVRO – NENHUM OLHAR – JOSÉ LUIS PEIXOTO

Você é daqueles que adora um bom romance? Então anote na sua lista a obra-prima Nenhum olhar, escrita pelo autor português José Luís Peixoto, vencedora do Prêmio José Saramago.

A história se passa no interior de Portugal – para ser mais precisa, em uma aldeia situada no Alentejo – e tem uma pegada extremamente poética.

A linguagem utilizada é profundamente lírica e delicada:

O ar queima, como se fosse um bafo quente de lume, e não ar simples de respirar, como se a tarde não quisesse já morrer e começasse aqui a hora do calor. Não há nuvens, há riscos brancos, muito finos, desfiados de nuvens. E o céu, daqui, parece fresco, parece a água limpa de um açude. Penso: talvez o céu seja um mar grande de água doce e talvez a gente não ande debaixo do céu mas em cima dele; talvez a gente veja as coisas ao contrário e a terra seja como um céu e quando a gente morre, quando a gente morre, talvez a gente caia e se afunde no céu.

A narrativa se passa em um ambiente de extrema pobreza e os personagens supostamente reais se misturam com criaturas alegóricas, dando origem a um universo triste e fantasioso, repleto de silêncios e mistério.

O universo pintado com maestria por José Luís Peixoto é também pleno de ternura e de beleza, por esse motivo aconselhamos cheios de convicção a leitura de Nenhum olhar.

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br