a
© 2020 Agência Difusão.
HomeTurismoINTERCÂMBIO E CURSOS DE IDIOMAS

INTERCÂMBIO E CURSOS DE IDIOMAS

Intercâmbio

INTERCÂMBIO E CURSOS DE IDIOMAS

INTERCÂMBIO E CURSO DE IDIOMAS

O objetivo deste programa é aprender um idioma ou o idioma numa área.

A forma mais eficaz de atingir fluência em um novo idioma é estudá-lo no país onde ele é falado. Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a cultura e conviver com o povo local, o que lhes permite praticar o idioma em situações reais do dia a dia.

Aprender um novo idioma é sempre uma grande e gratificante aventura – independente da sua idade.

Podemos classificar os cursos de diferentes formas:

CURSOS GERAIS

É uma das modalidades mais procuradas por estudantes de todo o mundo e oferece opções que vão desde o nível básico até o avançado.

Os cursos gerais possuem uma estrutura sólida e proporcionam uma imersão completa no idioma, além de estimular o desenvolvimento de habilidades linguísticas básicas como leitura, audição, escrita, conversação e gramática.

Esses cursos possuem uma carga horária semanal pré-estabelecida, variando entre 10 e 35 aulas e com uma duração mínima de duas semanas.

As aulas podem ter de 40 a 60 minutos de duração de acordo com o cronograma definido pela escola, com opções de horário para quem deseja estudar de manhã, tarde ou noite.

Os programas que possuem uma carga horária reduzida são indicados para pessoas que desejam aprimorar o idioma sem abrir mão de atividades culturais e de lazer, o que pode tornar essa experiência ainda mais rica e prazerosa.

Os estudantes que optam por programas com uma carga horária maior tem a possibilidade de avançar de nível no idioma em um ritmo acelerado.

É importante ressaltar que, em ambos os casos, o estudante contará com um modelo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, englobando atividades culturais e sociais, além de participar de passeios e excursões programados pela escola.

PREPARATÓRIOS PARA EXAMES

Os cursos preparatórios para exames são indicados para estudantes que desejam ingressar em uma universidade para realizar uma graduação, participar de programas de pós- graduação, cursos de ensino profissionalizante ou até mesmo apresentar no trabalho um certificado de proficiência no idioma.

Os programas são feitos sob medida e adequados às necessidades de cada participante. Também é possível combinar o ensino do idioma ou optar por um curso dedicado apenas à preparação para o exame escolhido.

Alguns dos exames mais conhecidos são:

TOEFL – Test of English as a Foreigner Language
TOEIC – Test of English for International Communication Cambridge GMAT – Graduate Management Admission Test
DELE – Diploma Espanhol de Língua Estrangeira DELF – Diplôme d’études en langue française

OUTRAS MODALIDADES

Existem outras modalidades de cursos com foco em interesses específicos, como:

Cursos para adultos com mais de 40 anos
Cursos para professores de línguas estrangeiras
Idioma com foco em terminologia linguística específica da profissão. Ex.: Idioma + Direito, Idioma + Business, Idioma + Medicina, entre outros.

Existe uma gama variada de cursos nesta opção – e sem dúvida uma delas vai se encaixar com aquilo que você está buscando no momento!

E vamos abrir “um capítulo” apenas para tratar de outras modalidades de cursos.

Com tantas opções de cursos, como posso fazer para escolher o melhor?

A verdade é que não existe apenas uma resposta para essa pergunta. O melhor curso de idioma é aquele que vai de encontro com as suas necessidades e expectativas, por isso você deve analisar com muita cautela cada opção oferecida.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a tornar esse processo ainda mais fácil:

Escolha o idioma que pretende aprender ou aperfeiçoar;
Descubra o seu nível de conhecimento no idioma para entender em qual nível seu curso poderá se iniciar;
Escolha um dos destinos oferecidos para o aprendizado do idioma;
Verifique se você vai precisar de visto para entrar naquele país e se você atende aos requisitos para conseguir um visto para o país de destino;
Analise sua agenda e decida quando poderá embarcar;
Defina quanto tempo você terá disponível para se dedicar ao curso.
As agências de intercâmbios trabalham em parceria com diversas escolas e instituições de ensino que possuem preços e promoções diferenciadas durante o ano todo e os consultores podem te ajudar a encontrar o destino dos seus sonhos.

ATIVIDADES DURANTE O SEU CURSO

Nem só de estudos vive o intercambista. Algumas escolas oferecem uma programação completa de atividades para os estudantes que desejam aproveitar o seu tempo livre.

Dentre essas atividades, podemos destacar a realização de churrascos, festas, jantares e torneios esportivos que visam à integração dos estudantes estrangeiros, até programas de
visitas a locais de destaque na cidade, como museus, parques, pontos históricos e competições esportivas profissionais.

Esta é uma maneira efetiva de acelerar o aprendizado do idioma e fazer com que os estudantes dediquem o seu tempo livre para conhecer de perto as pessoas, os lugares, os hábitos e costumes do país de destino.

Ao praticar o idioma em situações reais vivenciadas no dia a dia, o estudante começa a desenvolver a fluência e assimilar com maior agilidade as habilidades essenciais de uma nova língua. Significa também se comunicar dentro do contexto cultural da região, utilizando expressões, gírias e conhecendo de perto questões sociais, culturais e políticas.

ACOMODAÇÃO OFERECIDA

Um dos aspectos que mais preocupam os estudantes que estão prestes a embarcar nessa jornada tão emocionante é a escolha do tipo de acomodação. Esse é um aspecto essencial, uma vez que esse será o seu lar temporário durante todo o curso.

Vale lembrar que cada tipo de acomodação oferece uma experiência diferenciada ao intercambista. Em alguns tipos de acomodação, você terá a oportunidade de conviver com nativos e estudantes de diferentes nacionalidades, criando vínculos de amizade que serão fortalecidos mesmo com o fim do programa escolhido.

Conheça os principais tipos de acomodação oferecidos:

Casa de família: Essa é uma opção interessante para os intercambistas que desejam fazer uma imersão completa no idioma e na cultura do país de destino. As casas de família podem ficar até 60 minutos da escola e oferecem quartos individuais ou duplos. Você poderá realizar todas as refeições na casa, somente algumas ou nenhuma delas. Muitas famílias permitem que o estudante utilize a cozinha para preparar sua própria comida, ou seja: hora de matar a saudade de preparar aquela deliciosa comida de casa!

-Residência estudantil: Se você é o tipo de estudante que deseja conviver com alunos de diferentes nacionalidades e culturas, essa é a opção mais adequada para o seu perfil.
As residências estudantis garantem flexibilidade com relação aos horários de chegada e saída e os quartos e banheiros, na maioria dos países, são compartilhados. Também existem opções de acomodação de quarto e banheiro privativo caso você deseje garantir uma maior privacidade.

Residência estudantil em Campus Universitário: Essa é uma opção interessante para os estudantes que desejam viver dentro de um Campus Universitário e ter a experiência de vivenciar o ambiente de ensino, de interagir com estudantes locais e usufruir de toda a infraestrutura do campus, que inclui instalações esportivas, refeitório, laboratórios de informática, bibliotecas, entre outras facilidades. Os quartos e banheiros, na maioria dos países, são compartilhados.

Apartamentos/Flat/Studio: Opção ideal para os estudantes que desejam morar com mais independência e comodidade. Os apartamentos, flats ou studios estão comumente localizados nas regiões centrais e são inteiramente equipados com móveis, cozinha e eletrodomésticos. Existe a alternativa de acomodação individual, dupla ou tripla.

Hostel – Essa é a opção ideal para os estudantes que buscam independência e economia. Os hostels abrigam estudantes do mundo inteiro de maneira segura e confortável e, na maioria dos casos, ficam localizados em regiões centrais das cidades, com fácil acesso ao transporte público e às principais atrações turísticas.

Hotel: Essa é a opção perfeita para os intercambistas que procuram boa localização, privacidade, independência e conforto.

Texto: Perpétua Devite
Diretora da FYI Intercâmbio

Imagem: pixabay

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment