a
© 2020 Agência Difusão.
HomeMundoBIDEN PLANEJA RECALIBRAR RELAÇÃO COM ARÁBIA SAUDITA

BIDEN PLANEJA RECALIBRAR RELAÇÃO COM ARÁBIA SAUDITA

Joe Biden

BIDEN PLANEJA RECALIBRAR RELAÇÃO COM ARÁBIA SAUDITA

O presidente dos EUA, Joe Biden, planeja recalibrar as relações dos EUA com a Arábia Saudita e se comunicará por meio do rei saudita Salman bin Abdulaziz em vez do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, disse a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki na terça-feira.

Psaki disse a repórteres que Biden planeja uma ligação em breve com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Alguns críticos acusaram Biden de esnobar Netanyahu por ainda não ter falado com o líder do principal aliado dos EUA no Oriente Médio quase um mês após assumir o cargo.

Seus comentários sobre a Arábia Saudita representaram uma mudança abrupta na política do antecessor de Biden, Donald Trump, cujo genro e conselheiro Jared Kushner era próximo do príncipe herdeiro saudita.

“Deixamos claro desde o início que vamos recalibrar nosso relacionamento com a Arábia Saudita”, disse Psaki.

Quanto às dúvidas sobre se Biden falaria com o príncipe herdeiro, Psaki disse que Biden está voltando ao engajamento de “contraparte para contraparte”.

“O homólogo do presidente é King Salman e espero que no momento apropriado ele tenha uma conversa com ele. Não tenho uma previsão no cronograma para isso ”, disse ela.

Psaki disse que a Arábia Saudita tem necessidades críticas de autodefesa e os Estados Unidos trabalharão com os sauditas nisso “mesmo que deixemos claras as áreas em que temos divergências e preocupações. E isso certamente é uma mudança em relação à administração anterior. ”

Trump era um aliado próximo de Netanyahu e mudou as relações dos EUA para uma forte posição pró-Israel com pouco ou nenhum contato com os palestinos.

Psaki disse que a primeira ligação de Biden com um líder da região será com Netanyahu e em breve.

“Israel é certamente um aliado. Israel é um país onde temos uma relação de segurança estratégica importante e nossa equipe está totalmente engajada, não em nível de chefe de estado ainda, mas muito em breve ”, disse ela.

Reportagem de Trevor Hunnicutt, Steve Holland e Alexandra Alper; Edição de Chris Reese e Dan Grebler
Fonte: REUTERS
Imagem:REUTERS / Erin Scott

Compartilhar com:
Avalie este artigo

redacao@agenciadifusao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário