a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeMundoPRESIDENTE AMERICANO FOI AVISADO SOBRE O COLONIAL PIPELINE

PRESIDENTE AMERICANO FOI AVISADO SOBRE O COLONIAL PIPELINE

Joe Biden

PRESIDENTE AMERICANO FOI AVISADO SOBRE O COLONIAL PIPELINE

O presidente Joe Biden estava no retiro arborizado de Camp David, em Maryland, quando foi avisado que o Colonial Pipeline, um sistema de oleoduto americano, havia sido invadido por hackers.

Informado por assessores do Conselho de Segurança Nacional, Biden rapidamente percebeu que o incidente, e o subsequente fechamento do oleoduto da empresa que fornecia combustível para a costa leste, poderia facilmente se transformar em um grande problema.

Longas filas de carros nas bombas de gasolina e cartazes escritos à mão “sem combustível” criam imagens políticas potentes, um fato que Biden experimentou em primeira mão quando, como um jovem senador, viu uma crise do petróleo ajudar a privar o presidente Jimmy Carter de um segundo mandato.

O fechamento do oleoduto foi o primeiro de uma série de eventos inesperados na semana passada que testaram o presidente e seus assessores. Um dia depois, a violência começaria a aumentar rapidamente entre israelenses e palestinos, acendendo linhas telefônicas entre Washington e o Oriente Médio e empurrando Biden de volta a um conflito crivado de esforços fracassados dos EUA em negociar a paz.

Sinais de alarme para a economia ainda em recuperação começaram a soar em novos números de inflação no meio da semana, criando novos obstáculos políticos no momento em que Biden estava entrando em um trecho crítico de negociações com os republicanos sobre seus US$ 4 trilhões em novos gastos.

Antes do fechamento do oleoduto, assessores disseram que o presidente planejava passar o fim de semana recebendo atualizações de assessores sobre o mercado de trabalho, incluindo por que o relatório de empregos da sexta-feira (7) anterior se mostrou tão decepcionante.

A quinta-feira (13) trouxe uma surpresa bem-vinda, embora ainda tenha causado confusão. O momento das novas diretrizes de máscaras para americanos vacinados dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos pegou alguns assessores desprevenidos e gerou uma corrida confusa nos estados para atualizar suas regras.

Os funcionários da Casa Branca estavam antecipando que o CDC faria mudanças em breve, mas muitos acreditavam que a agência, notoriamente lenta, demoraria até o final deste mês para decidir sobre as novas recomendações.

Até agora, Biden tinha sido poupado de crises estrangeiras e emergências internas que compõem qualquer presidência. Em vez disso, seu prato foi preenchido com questões de longo prazo, como a recuperação da pandemia, ou problemas persistentes, como uma onda de migrantes na fronteira sudoeste.

Mas a semana passada foi um choque de realidade para um presidente que investiu quase todo seu capital político para acabar com a pandemia e promulgar uma agenda audaciosamente progressista, depois de passar meses concentrado em vacinar e depositar cheques de estímulo nas contas bancárias dos norte-americanos.

As crises externa e interna simultâneas desafiariam até mesmo um presidente mais experiente, quanto mais aquele encarregado de tirar o país de sua pior crise de saúde em um século. Eles servem como um lembrete de que qualquer tipo de crise pode intervir para desviar a trajetória do curso.

‘Você tem que estar preparado’

Publicamente, a Casa Branca assumiu uma postura calma em relação aos acontecimentos, mesmo quando as preocupações com as consequências políticas potenciais perpassaram. Assessores disseram que Biden não é estranho às surpresas, pois as testemunhou e respondeu por oito anos como vice-presidente.

“É para isso que fomos feitos”, disse a secretária de imprensa Jen Psaki na quarta-feira (12).

“Nós certamente sabemos que, e o presidente sabia por ter servido como vice-presidente por oito anos, quando se é o líder do mundo livre e está supervisionando um país que ainda está trabalhando em seu caminho por meio de uma pandemia e de uma recuperação econômica, é preciso estar preparado para lidar com vários desafios e várias crises ao mesmo tempo “, disse ela.

Uma crise de energia está no topo dessa lista. Além de ver Carter lutar para conter a escassez de gás em todo o país em 1979, Biden viu em primeira mão como o presidente Barack Obama se esforçou para administrar as consequências políticas do derramamento de óleo da BP nos primeiros dias de sua presidência.

Depois de receber seu briefing inicial sobre o hack de Colonial Pipeline no sábado passado (8) em Camp David, Biden pediu atualizações todos os dias aos membros de sua equipe. A preocupação da Casa Branca com o assunto ficou clara quando os secretários do Gabinete deram entrevista todas as tardes anunciando novas medidas que estavam tomando para aliviar a escassez.

Os republicanos aproveitaram a oportunidade para comparar Biden a Carter, embora o fechamento do gasoduto tenha sido motivado por hackers de ransomware sediados na Rússia que penetraram em uma rede fraca do setor privado.

O próprio Biden decidiu entregar uma atualização na quinta-feira (13), uma vez que o pipeline estava online novamente.

“Esta é uma resposta de todo o governo para obter mais combustível mais rapidamente para onde é necessário e para limitar a dor sentida pelos consumidores americanos”, disse ele da Roosevelt Room, recebendo o crédito por “medidas extraordinárias” que forneceriam o suficiente gasolina para encher os tanques de 5 milhões de veículos.

No entanto, a questão da cibersegurança do país permaneceu, e Biden sugeriu na quinta-feira que não descartaria um contra-ataque ao grupo criminoso responsável pelo hack do Pipeline Colonial, dizendo: “Também vamos buscar uma medida para interromper a capacidade operar.”

Na sexta-feira (14), o site de extorsão de ransomware usado pelo grupo responsável pelo ataque cibernético havia ficado offline, de acordo com especialistas em segurança cibernética.

O presidente disse que levantaria a questão com o presidente russo, Vladimir Putin, em sua próxima cúpula, prevista para o mês que vem, quando Biden visitar a Europa em sua primeira viagem ao exterior.

As atenções se voltam para o Oriente Médio

O episódio pareceu confirmar a crença de Biden de que áreas como segurança cibernética, Rússia e China apresentam as ameaças estrangeiras mais sérias da atualidade.

No entanto, uma crise externa urgente no Oriente Médio ocupou grande parte da atenção de segurança nacional na Casa Branca esta semana. Como algumas das piores violências em anos estouraram entre israelenses e palestinos, as batalhas há muito entrincheiradas da região estão arrastando Biden de volta.

Uma autoridade dos EUA disse à CNN que o presidente conversou no sábado com o presidente palestino Mahmoud Abbas, a primeira conversa entre os dois líderes desde que Biden assumiu a presidência. Biden também falou no sábado com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, disse o oficial. Essas conversas acontecem em meio à crescente preocupação com as causalidades civis em Gaza.

O secretário da Defesa, Lloyd Austin, também falou com o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, no sábado (15), e tuitou sobre a conversa, “Eu reafirmei o direito de Israel de se defender e condenei o ataque deliberado do Hamas a civis israelenses.” Um funcionário da Casa Branca disse à CNN no início do dia que reuniões internas seriam realizadas no sábado.

O presidente também conversou com Netanyahu na quarta-feira. No Departamento de Estado, no Pentágono e na suíte de escritórios do Conselho de Segurança Nacional, uma enxurrada de telefonemas foi enviada a líderes israelenses e palestinos, junto com autoridades no Egito e no Catar, que os EUA esperam que possam ajudar a intermediar um cessar-fogo.

Esse não é necessariamente o problema de política externa que Biden queria enfrentar nos primeiros meses de sua presidência. Em meio ao caos, ele falou publicamente sobre a violência apenas quando questionado por jornalistas. As autoridades disseram acreditar que o presidente pode desempenhar um papel mais produtivo em discussões privadas, inclusive com Netanyahu, do que em fazer declarações públicas proativas.

As autoridades também estão cientes das delicadas, e um tanto novas, pressões políticas que Biden está enfrentando sobre o assunto. Embora ele seja versado nesse assunto há décadas como legislador que lidera o Comitê de Relações Exteriores do Senado e, mais tarde, como vice-presidente, uma porção crescente dos políticos democratas têm criticado duramente as ações de Israel.

Até mesmo sua declaração clichê de que Israel tem o direito de se defender atraiu uma repreensão da deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, que disse “declarações gerais” como a de Biden “desumanizam os palestinos e insinuam que os EUA vão ignorar as violações dos direitos humanos”.

Biden e a Casa Branca mostraram pouca disposição para ceder a essa pressão. Falando no dia seguinte na Casa Branca, o presidente disse não ter detectado uma resposta desproporcional aos ataques com foguetes do Hamas de Israel, que lançou ataques aéreos em Gaza.

E ao longo da semana, ele concentrou muito mais a atenção do público em questões domésticas, incluindo a economia ainda frágil. Depois do relatório de empregos muito decepcionante da semana passada e dos números do meio da semana mostrando um aumento na inflação, Biden e seus assessores tentaram explicar que a economia ainda está nos primeiros estágios imprevisíveis de recuperação.

“Estamos no meio de um reinício sério dessa economia e estamos fazendo um bom progresso ao fazê-lo. No entanto, devemos ter em mente que uma economia não vai se curar instantaneamente”, disse Cecilia Rouse, presidente do Conselho de Consultores Econômicos, na sexta.

A Casa Branca minimizou as preocupações com a inflação, dizendo que os novos dados refletem a demanda reprimida do consumidor que alguns fornecedores não podem atender imediatamente. Mas mesmo o economista democrata Larry Summers usou os números preocupantes para instar a Casa Branca a mudar o curso de distribuição de fundos de ajuda para a Covid, que ele culpa pelo aumento dos gastos e da inflação.

“Os formuladores de políticas no Fed e na (Casa Branca) precisam reconhecer que o risco de um cenário de inflação é agora maior do que os riscos de deflação em que estavam originalmente focados”, disse Summers a John Harwood, da CNN.

A orientação da máscara pega a Casa Branca desprevenida

Dada a enxurrada de desenvolvimentos indesejáveis que se infiltraram nos dias anteriores, o anúncio do CDC na quinta-feira foi bem-vindo, embora não planejado. Os assessores seniores de Biden foram avisados às 21h ET (22h de Brasília) na quarta-feira (12) que a orientação estava mudando, e a notícia não se espalhou amplamente na ala oeste até mais tarde no dia seguinte.

O próprio Biden estava sentado em seu escritório com um grupo de republicanos quando as regras mudaram oficialmente. Quando os assessores deram a notícia ao grupo, ele não perdeu tempo e tirou a máscara.

“Ficamos sabendo”, disse a senadora Shelley Moore Capito, da Virgínia Ocidental, encarregada de negociar um pacote de infraestrutura bipartidário com Biden. “O presidente tirou a sua.”

Do lado de fora das janelas, ajudantes corriam para preparar o Rose Garden para um comunicado. A algumas centenas de quilômetros de distância, sua esposa viu a notícia a bordo de seu avião. “Sentimo-nos nus!” ela exclamou em uma escola na Virgínia Ocidental, onde ela emergiu pela primeira vez sem o rosto coberto.

Alguns funcionários da Casa Branca disseram não ter previsto o alcance da orientação, dado o histórico cauteloso do CDC. E algumas autoridades estaduais disseram que discordavam disso.

“Estou preocupado em retirar algumas das recomendações neste momento”, disse o Dr. Benjamin Chan, epidemiologista do estado de New Hampshire. “Para ser honesto, estou um pouco infeliz com a forma como o CDC divulgou sua orientação.”

Biden, por sua vez, usou seus comentários arranjados às pressas no Rose Garden para refletir sobre a trajetória mais ampla da pandemia: suas tristezas, sua política e, em última instância, sua conclusão.

“Dias melhores virão”, disse ele. “Eu prometo.”

Fonte: CNN
Imagem:Andrew Harnik-Pool/Getty Images

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br