a
© 2020 Agência Difusão.
HomeEntretenimentoACHTUNG! BANDITI!

ACHTUNG! BANDITI!

Achtung! Banditi!.

ACHTUNG! BANDITI!

MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO

27/09 – ACHTUNG! BANDITI!
Dirigido por Carlo Lizzani (1951), 90 min. Com Gina Lollobrigida, Andrea Checchi, Lamberto Maggiorani e Giuliano Montaldo.

Gênova, 1944. Durante a ocupação nazista no norte da Itália, um grupo de combatentes da Resistência italiana se une ao movimento operário para impedir que militares alemães desmontem uma fábrica e enviem equipamentos ao país nazista. Filme de estreia de Carlo Lizzani e uma das obras mais significativas sobre o período, “Achtung! Banditi!” retrata a forte relação entre a Resistência partigiana e o movimento operário, na luta contra o nazi fascismo.
Sem financiamento e enfrentando boicote por parte do governo da Democracia Cristã, Carlo Lizzani conta, em entrevista, como nasceu o projeto de financiamento coletivo que resultou neste filme:

“Foi então que um grupo de trabalhadores propôs formar uma cooperativa que financiasse filmes de coragem, aqueles filmes que a indústria privada não tinha vontade de produzir. Era preciso quebrar o ciclo de um hábito humilhante para o cinema italiano, dar o exemplo, lançar uma iniciativa que pudesse então ser tomada por outras cidades italianas, para demonstrar que o povo não só amava o novo cinema italiano, mas queria ajudá-lo e fortalecê-lo. Gênova queria o seu filme e os fundadores da cooperativa concordaram em eleger a Resistência como tema da primeira obra cinematográfica financiada diretamente pelos espectadores.”

Quer participar? Mande e-mail para [email protected] ou mande mensagem via WhatsApp para o número (11) 94662-6916. Caso você já receba os links dessa Mostra, não precisa se inscrever de novo.

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment