a
© 2020 Agência Difusão.
HomeSaúdeExercícios que melhoram sua vida

Exercícios que melhoram sua vida

Exercícios que melhoram sua vida

Os benefícios da atividade física são muitos. Não apenas para o corpo, no qual ocorre diminuição do percentual de gordura, aumento da massa magra e da resistência muscular, mas também para a saúde, com a diminuição da frequência cardíaca e o ganho de condicionamento físico que previne as temidas lesões causadas por esforço repetitivo, vícios de posturas incorretas, entre outros.

Mas os exercícios também garantem benefícios para a mente. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada em 2012 pela Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos Estados Unidos. O estudo concluiu que a prática de 21 minutos diários de exercícios físicos conseguem combater a depressão.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Jasper Smiths, a prática parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de liberar serotonina e dopamina, que ajudam a restabelecer comportamentos mais felizes e positivos.

“As vantagens da prática da atividade física com certeza se estendem também ao bem-estar mental, autoestima e relações sociais interpessoais, pois liberam hormônios que causam sensação de prazer, combatendo o estresse, a ansiedade e a depressão, e proporcionando cada vez mais benefícios a saúde mental e corporal”, afirma o preparador físico Saulo Batista, da Jungle Gym Brazil, no Rio de Janeiro. Para conseguir melhores resultados, é importante buscar uma atividade que tenha a ver com o seu perfil.

“Motivação e determinação são fundamentais para quem quer começar. É importante compreender que o benefício para sua saúde dependerá apenas de você mesmo. Buscar uma atividade em grupo pode ser uma boa opção, porque, no geral, isso influencia no incentivo à continuidade do exercício e sua prática”, diz.

Compartilhar com:
Avalie este artigo

redacao@agenciadifusao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário