a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeFilosofiaTHEODOR ADORNO

THEODOR ADORNO

THEODOR ADORNO

THEODOR ADORNO

Theodor Adorno foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e crítico musical alemão.

Também foi um dos maiores críticos da degradação gerada pelo capitalismo em nome das forças que mercantilizam a cultura e as relações sociais.

Para Adorno, a psicologia precede a política. Seu foco não recai tanto sobre os aspectos econômicos do capitalismo, pois está interessado nas configurações culturais que esse possibilita.Dessa maneira, Adorno foi um dos fundadores da famosa “Escola de Frankfurt”, junto a nomes como Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, Max Horkheimer e Wilhelm Reich.

Recebeu muitas influências de pensadores como Hegel, Marx e Freud, bem como de Lukács e Walter Benjamin, com quem conviveu.

Vale destacar que Adorno acreditava que a cultura possuía uma missão mais nobre, tal como os intelectuais, únicos capazes de modificar a sociedade.Nascido em Frankfurt, Alemanha, no dia 11 de setembro de 1903, Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno foi privilegiado por pertencer a uma família culta.

Seu pai, Oscar Alexander Wiesengrund, era negociante de vinhos e sua mãe, Maria Barbara Calvelli-Adorno, foi uma cantora lírica.

Ela e sua meio-irmã Agathe foram as responsáveis por despertar o gosto musical de Theodor.

Entre 1918 e 1919, foi aluno de Siegfried Kracauer e, posteriormente, frequentou o Kaiser-Wilhelm-Gymnasium. Teve aulas particulares de música com o compositor Bernhard Sekles. Neste período publicou dezenas de artigos sobre crítica e estética musical.

Ingressou na Universidade de Frankfurt em 1920, onde estudou Filosofia, Musicologia, Psicologia e Sociologia, formando-se 1924.

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br