a
© 2020 Agência Difusão.
HomeCiênciaTERMÔMETROS REGISTRAM AUMENTO DA TEMPERATURA DO MAR

TERMÔMETROS REGISTRAM AUMENTO DA TEMPERATURA DO MAR

oceano

TERMÔMETROS REGISTRAM AUMENTO DA TEMPERATURA DO MAR

As coisas estão esquentando no fundo do mar.

Termômetros ancorados no fundo do Oceano Atlântico registraram um aumento médio de temperatura de cerca de 0,02 graus Celsius na última década, relatam pesquisadores no Geophysical Research Letters.

Esse aquecimento pode ser uma consequência da mudança climática causada pelo homem, que aumentou as temperaturas dos oceanos perto da superfície, mas não está claro, já que tão pouco se sabe sobre as partes mais profundas e escuras do oceano.

“O oceano profundo, abaixo de cerca de 2.000 metros, não é muito bem observado”, diz Chris Meinen, oceanógrafo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA em Miami.

O mar profundo é tão difícil de alcançar que a temperatura em qualquer local de pesquisa é normalmente medida apenas uma vez por década. Mas a equipe de Meinen mediu as temperaturas por hora de 2009 a 2019 usando sensores do fundo do mar em quatro pontos da Bacia Argentina, na costa do Uruguai.

Os registros de temperatura para os dois pontos mais profundos revelaram uma tendência clara de aquecimento ao longo daquela década. As águas a 4.540 metros abaixo da superfície aqueceram de uma média de 0,209 ° C a 0,234 ° C, enquanto as águas a 4.757 metros caíram de cerca de 0,232 ° C a 0,248 ° C.

Esse aquecimento é muito mais fraco do que na parte superior do oceano, diz Meinen, mas ele também observa que, como a água quente sobe, seria necessário muito calor para gerar até mesmo este pequeno aquecimento tão profundo.

É muito cedo para julgar se a atividade humana ou variação natural é a causa, diz Meinen. Continuar monitorando esses sites e comparar os registros com dados de dispositivos em outras bacias oceânicas pode ajudar a esclarecer as questões.

Fonte: sciencenews.org

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment