a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeTurismoO TURISMO E A AGENDA 2030

O TURISMO E A AGENDA 2030

O TURISMO E A AGENDA 2030

O TURISMO E A AGENDA 2030

Pedro Abe Miyahira*

Podemos começar este artigo por vários caminhos, o que nos permitirá refletir, agir e reagir de várias formas positivas. Através deste pequeno texto, vamos abrir um caminho para o conteúdo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o turismo.

Pequena retrospectiva: 2015

Em 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, 150 Estados-membros da ONU chegaram a um acordo sobre o documento destinado a traçar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, englobando 17 objetivos.

A esse documento foi dado o nome de Agenda 2030 ou Agenda do Povo, com o escopo de garantir a vida com dignidade, erradicando a pobreza e desigualdades, produção e uso de energia limpa entre outras metas e 169 objetivos.

No ano de 1992

Mas não foi em 2015 que essa “ideia” surgiu. Vamos voltar para o ano de 1992. Naquele ano, realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Cúpula da Terra), aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, conhecida também como Rio-92, em que se identificaram novos caminhos para desenvolvimento sustentável.

O documento firmado pelos Estados-membros denominou-se Agenda 21, em que se reconhece a necessidade do desenvolvimento econômico equilibrado e seu incremento proporcional às demandas necessárias e a valoração do meio ambiente.

Podemos também retornar mais um pouco, para o ano de 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia) ou para a Rio+20, em 2012. Como podemos ver, os assuntos são de muita importância para todos e não são novos.

Turismo

Mas como falamos no início, podemos começar esse assunto por qualquer lado ou por qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vamos conhecê-los? E faço um convite aos leitores: ao ler cada um deles, vamos imaginar o desenvolvimento sustentável e o turismo? Como o turismo pode positivamente contribuir para alcançar os ODS?

1. Erradicação da pobreza
2. Fome zero e agricultura sustentável
3. Saúde e bem-estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
6. Água potável e saneamento
7. Energia limpa e acessível
8. Trabalho decente e crescimento econômico
9. Indústria, inovação e infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação

A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da ONU, tem o turismo como uma ferramenta essencial para a disseminação e concretização dos ODS e, para tanto, desenvolveu a plataforma Tourism4SDGs (Tourism for SDGS) (http://tourism4sdgs.org/), e, sintetizou os objetivos: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

Nessa plataforma, observamos a sigla SDG (Sustainable Development Goals), e, traduzindo para nosso idioma, temos a sigla ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

E para confirmar a premissa inicial, veja abaixo a representação que a OMT criou, com o turismo no centro do círculo, envolvido por todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Vamos ler mais sobre a Agenda 2030 e o turismo? Acesse os conteúdos em:

Tourism for SDGS
Organização da Nações Unidas
Ministério do Turismo
Senado Federal
* Pedro Abe Miyahira é diretor de projetos e pesquisa da ONG RECRIATUR – Rede de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em Turismo; advogado (PUC-SP); membro da IFTUR Jr. (empresa júnior do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de São Paulo – IFSP-SPO).
Contato: pedro@pedroadvogado.com.br

Share With:
Rate This Article
Tags

redacao@agenciadifusao.com.br