a
© 2020 Agência Difusão.
HomeLiteraturaDIA DE FINADOS

DIA DE FINADOS

DIA DE FINADOS

DIA DE FINADOS

Depois de perder a mulher e o filho num trágico acidente aéreo, Arthur Daane, cameraman e autor de documentários para a TV, perambula com sua câmera por Berlim, colecionando imagens para o seu “eterno projeto”: um filme.

Busca registros de um mundo em constante transformação, descobre vestígios, pegadas que a neve vai aos poucos recobrindo e condenando ao esquecimento. Na metrópole alemã, à mesa de bares e restaurantes, ele e os amigos discutem longamente os acontecimentos da década de 1990; juntos, passam em revista a história européia – os vivos e os mortos.

Mas um dia, quando Daane conhece Elik, uma estudante de história, toda a metafísica das infindáveis discussões ganha de súbito contornos bastante concretos.

O tempo presente envia o seu chamado: Arthur Daane encontra o canto e o silêncio de uma sereia, de uma jovem mulher cujos segredos ele ouve e persegue até Madri, até o fim.Dia de Finados avança no compasso de um romance de amor em que as histórias pessoais parecem entrelaçar-se ao acaso à história dos lugares onde elas são vividas.

O cenário é um magnífico panorama da Europa, “filmado” por um romancista que sabe representar com precisão os cruzamentos entre os caminhos individuais e a história do continente.

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment