a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeMundoClaro e escuro. É apenas uma questão estética?

Claro e escuro. É apenas uma questão estética?

Claro e escuro. É apenas uma questão estética?

Demorou menos de 14 horas para o presidente Trump reforçar o tema central do discurso de aceitação da convenção democrata do ex-vice-presidente Joe Biden.

O discurso de Biden centrou-se em um contraste nada sutil: a escolha entre claro e escuro.

“Dou-lhe minha palavra”, disse Biden. “Se você me confiar a presidência, contarei com o melhor de nós, não com o pior. Serei um aliado da luz, não das trevas. ”

“Podemos escolher o caminho para nos tornarmos mais raivosos, menos esperançosos e mais divididos. Um caminho de sombra e suspeita ”, acrescentou ele mais tarde. “Ou podemos escolher um caminho diferente e, juntos, aproveitar esta chance para curar, renascer, para nos unir. Um caminho de esperança e luz. ”

Em termos gerais, é claro, Biden estava se referindo à presidência de Trump tanto quanto ao momento público tóxico e desgastante. Até certo ponto, o ex-vice-presidente também estava elaborando a próxima convenção republicana, que certamente tentará apresentar um contraste positivo com a negatividade que os americanos estão experimentando agora.

Mas Biden sabe tão bem como qualquer pessoa que a convenção republicana e seu orador principal, Trump, também retratarão uma possível presidência de Biden nos termos mais sombrios possíveis.
Enviar feedback

Quatro anos atrás, foi exatamente essa a abordagem de Trump ao aceitar a indicação de seu partido. Foi um discurso sombrio, como escrevemos na época, apresentando uma América crivada de crime na qual as pessoas estavam sofrendo e sugerindo que a eleição de Hillary Clinton levaria o país a um caminho ainda pior.

Trump se ofereceu como um messias para refutar esse destino.

“Ninguém conhece o sistema melhor do que eu”, afirmou ele, “e é por isso que só eu posso consertá-lo”.

Se o discurso de Trump na convenção da próxima semana for igualmente sombrio, Biden espera servir como vacina. Mas, novamente, não demorou muito.

Falando na reunião anual de um grupo conservador na sexta-feira, Trump fez uma apresentação ainda mais explícita de si mesmo como o último defensor do futuro da América.

“Eu sou a única coisa que está entre o sonho americano e a anarquia total, a loucura e o caos”, disse Trump. “E é isso. Eu estou representando você. Eu só estou aqui. E eu não tenho certeza se é uma posição invejável, mas é o que é. ”

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br