a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeMundoGOVERNO CANADENSE PRIORIZA VACINAÇÃO NA REGIÃO NORTE

GOVERNO CANADENSE PRIORIZA VACINAÇÃO NA REGIÃO NORTE

yokon

GOVERNO CANADENSE PRIORIZA VACINAÇÃO NA REGIÃO NORTE

Os territórios do norte do Canadá alcançaram taxas de vacinação de COVID-19 muito mais altas do que suas províncias mais populosas, apesar dos desafios geográficos, em um sinal de que a priorização do lançamento da vacina em comunidades indígenas e rurais está valendo a pena.

Duas políticas governamentais ajudaram a impulsionar esse sucesso inicial. Uma forte divulgação às comunidades indígenas buscou superar a desconfiança decorrente de décadas de maus-tratos por parte do governo canadense. Além disso, as autoridades enviaram mais doses per capita para Yukon, Nunavut e os Territórios do Noroeste, lar de muitos indígenas do Canadá, do que para outras províncias.

Outras medidas também contribuíram, incluindo uma loteria realizada em uma pequena cidade em Nunavut para aqueles que forem vacinados oferecendo cinco prêmios em dinheiro de C $ 2.000.

Os três territórios abrangem quase 3,9 milhões de quilômetros quadrados (1,5 milhões de milhas quadradas), ou 40% da massa terrestre do Canadá. Mas o terreno árido dos territórios é o lar de apenas 125.000 pessoas, a maioria das quais são indígenas, muitas vivendo em comunidades aéreas com acesso mais rápido.

Apesar disso, quase 17% de suas populações receberam pelo menos a primeira dose das vacinas de duas doses, em comparação com o número nacional de 2%, segundo dados do governo. Todos os três territórios disseram que estão a caminho de ter pelo menos 75% de suas populações adultas vacinadas até abril, em comparação com a meta de setembro que o governo federal estabeleceu para o resto do país.

MUITO vencido

Para combater a hesitação da vacina, o ministro da Saúde de Nunavut, Lorne Kusugak, e o oficial médico-chefe do território têm telefonado para estações de rádio comunitárias locais para responder a perguntas e acalmar temores dias antes da chegada de uma clínica de vacinas.

Kusugak disse que a forma como seu governo decidiu superar os obstáculos foi entrando nas comunidades.

“Pode ser uma comunidade de 100.000, acho que essa fórmula funciona em qualquer lugar”, disse Kusugak.

A vacinação das comunidades indígenas é importante para ajudar a manter as mortes por COVID-19 no Canadá sob controle, porque o risco de um surto em áreas remotas é considerado alto.

Dr. Brendan Hanley, diretor médico-chefe de Yukon, disse que os territórios compartilham características comuns – populações remotas, pequenas e em grande parte indígenas dispersas por grandes áreas com disponibilidade limitada de saúde. Hanley chamou de “gratificante” que os governos provincial e federal reconheceram esses fatores.

A hesitação vacinal é um problema global, mas a desconfiança nas autoridades tem raízes profundas entre esses povos indígenas, que representam 5% da população do Canadá e sofreram séculos de maus-tratos e genocídio nas mãos do governo canadense.

Além disso, os povos indígenas do Canadá são mais propensos a vivenciar a falta de moradia ou a falta de acesso a água potável, tornando difícil o distanciamento social e a lavagem das mãos recomendada para combater a propagação do COVID-19. Sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos menos do que os canadenses não indígenas, e eles têm quase o dobro da taxa de asma e o triplo da taxa de diabetes.

O reconhecimento desses fatos está muito atrasado, de acordo com Natan Obed, presidente da Inuit Tapiriit Kanatami, uma organização nacional que representa a população Inuit do Canadá, cuja casa ancestral cobre grande parte do norte do país.

“Parte da razão pela qual precisamos ser priorizados é por causa de nosso estado de saúde – e isso é um legado do colonialismo e racismo”, disse Obed.

A priorização do governo da população indígena do Canadá, acrescentou Obed, “mostra que estamos em um novo caminho na reconciliação”.

Reportagem de Moira Warburton em Vancouver; Edição de Will Dunham e Denny Thomas
Fonte: Reuters
Imagem de Pat Josse por Pixabay

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br