a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeEsportesBRASILEIROS SE PREPARAM PARA O MUNDIAL

BRASILEIROS SE PREPARAM PARA O MUNDIAL

Thiago Brás

BRASILEIROS SE PREPARAM PARA O MUNDIAL

Brasileiros seguem a preparação final em campings da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no exterior para o Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, que será disputado de 15 a 24 de julho, e conta com o apoio do Programa de Preparação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Esta é a principal competição da temporada da World Athletics (WA), em 2022.

Depois de terminar sua participação na Liga Diamante no pré-Mundial, com a medalha de ouro nos 400 m com barreiras em Estocolmo, Suécia, dia 30 de junho, com 46.81, o melhor tempo do Ranking Mundial de 2022 e a quinta melhor marca da história, Alison dos Santos (Pinheiros-SP) voltou para o Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na região de San Diego, nos Estados Unidos.

Ele está lá, acompanhado do treinador Felipe de Siqueira desde o dia 3 de março, se preparando para a importante temporada de 2022. Alison, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é um dos destaques da seleção brasileira para Oregon. Antes de voltar para Chula Vista, ele passou 10 dias em treinos na Turquia.

“Optamos por chegar a Eugene bem próximo da estreia, saindo de San Diego dia 13, para competir 16, e assim evitar o máximo possível contato externo e não sair da nossa rotina aqui de Chula Vista”, disse Felipe. “Estamos nos adaptando ao fuso horário de nove horas da Europa para os Estados Unidos e vamos ajustar ainda alguns detalhes. Vamos manter o Alison o mais saudável possível tanto física como mentalmente. Nosso objetivo é ele conseguir o melhor resultado do ano no Mundial.”

O campeão olímpico no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2021 no salto com vara, Thiago Braz, tem sua base de treinamento em Fórmia, Itália, e conta com o apoio do treinador ucraniano Vitaly Petrov. A partir desta quarta-feira (6/7), ele passa pela preparação final, também em Chula Vista, na Califórnia, até o dia 19. “Agora vamos ajustar os últimos detalhes. Um centímetro de cada vez”, escreveu Thiago em suas redes sociais. “A felicidade e os problemas caminham juntos”, concluiu o atleta paulista, que conquistou a medalha de bronze também na Liga Diamante pré-Mundial em Estocolmo, com 5,93 m, a melhor marca pessoal ao ar livre de 2022.

Já Darlan Romani (ABRA-SP), campeão mundial indoor do arremesso do peso, em Belgrado-2022, entrou na última semana de preparação no Centro de Treinamento de León, na Espanha, acompanhado do especialista cubano Justo Navarro. Eles ficam no CT até o dia 11 julho, depois seguem para os Estados Unidos, para se adaptar ao clima e fuso horário do Mundial. “Estamos dando 300% e fazendo tudo o possível”, comentou o quarto colocado nos Jogos de Tóquio.

Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze no Mundial de Londres-2017 nos 20 km marcha atlética, está em Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos, para um treinamento de altitude, já que a cidade fica a mais de 2.100 m em relação ao nível do mar. Caio fica lá até o dia 13 de julho, e depois segue para Eugene, onde compete nos dias 15 (20 km) e 24 de julho (35 km). Ele está acompanhado de sua mãe e treinadora Gianetti Bonfim. “Está seguindo tudo certo, conforme o planejado”, disse Gianetti. “Muitos treinos, bom treinos.”

Outros dois atletas estão em campings no Exterior. Daniel do Nascimento (Associação Noroeste Runners-RS) está Kaptagat, no Quênia – local a 2.800 m de altitude – para a preparação final para a maratona do Mundial. “Está tudo certo, tem a natureza, é livre de trânsito e poluição. Estamos bem”, comentou o treinador Jorge Luiz da Silva, o Jorginho, que o acompanha. Daniel é o recordista sul-americano dos 42,195 km, com 2:04:51. Ele deve seguir para os Estados Unidos no dia 12.

Já Paulo Roberto de Almeida Paula (SPFC-SP) também segue a todo vapor na preparação para a maratona. Ele está na região do Porto, em Portugal, acompanhado do irmão gêmeo e treinador Luiz Fernando Paula. “Fizemos o último apronto para o Mundial no fim de semana. O Paulo está bem, sem nenhuma dor muscular e a partir de agora vamos começar a soltar o treino”, informou Luiz Fernando.

Os Campings de Preparação para o Mundial de Atletismo da CBAt contam com o apoio do Programa de Preparação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Fonte:cbat.org.br/
Imagem:

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br