a
© 2020 Agência Difusão.
HomeComunidade520 ANOS DE GENOCÍDIO INDÍGENA

520 ANOS DE GENOCÍDIO INDÍGENA

Genocídio indígena

520 ANOS DE GENOCÍDIO INDÍGENA

Em estudos antropológicos, estima-se que no Brasil havia mais de 5 milhões de indígenas antes da colonização, e o processo de colonização trouxe com ele pragas e mortes que devastaram e até extinguiram muitas etnias indígenas.

Atualmente no Brasil restam menos de 1 milhão de indígenas e por esse motivo o Guardião da Floresta Karaí Poty solicita em seu vídeo atenção sobre essa votação importante.

Com a bandeira “Não ao marco Temporal” solicitam apoio contra a mais essa luta contra o genocidio.

Na próxima quinta-feira dia 28 de outubro será votado o Marco Temporal, que se aprovado irá impactar diretamente nas Terras indígenas em processo de demarcação, ou seja, terras indígenas como a do Jaraguá e Tenondé que somadas passam de 20 Aldeias jamais serão demarcadas pois se encontram em processo em uma ação no Supremo Tribunal Federal.

Serão demarcadas as Aldeias que estavam na análise de 5 de outubro de 1988. Um ataque claro às comunidade indígena, na tentativa de retirar o direito a terra, fundamental para que a vida dos povos indígenas siga viva.

Esse conflito fundiário pode agravar ainda mais a formas de vida, cultura e subsistência indigena, tentando apagar a história dessa terra que acontece muito antes da invasão portuguesa em 1500 e os processos de colonização.

Texto: Maria Camila de Melo(Comunicação FAPIBSP)

Share With:
Rate This Article
No Comments

Leave A Comment