O TURISMO E A AGENDA 2030
Pedro Abe Miyahira*
Podemos começar este artigo por vários caminhos, o que nos permitirá refletir, agir e reagir de várias formas positivas. Através deste pequeno texto, vamos abrir um caminho para o conteúdo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o turismo.
Pequena retrospectiva: 2015
Em 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, 150 Estados-membros da ONU chegaram a um acordo sobre o documento destinado a traçar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, englobando 17 objetivos.
A esse documento foi dado o nome de Agenda 2030 ou Agenda do Povo, com o escopo de garantir a vida com dignidade, erradicando a pobreza e desigualdades, produção e uso de energia limpa entre outras metas e 169 objetivos.
No ano de 1992
Mas não foi em 2015 que essa “ideia” surgiu. Vamos voltar para o ano de 1992. Naquele ano, realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Cúpula da Terra), aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, conhecida também como Rio-92, em que se identificaram novos caminhos para desenvolvimento sustentável.
O documento firmado pelos Estados-membros denominou-se Agenda 21, em que se reconhece a necessidade do desenvolvimento econômico equilibrado e seu incremento proporcional às demandas necessárias e a valoração do meio ambiente.
Podemos também retornar mais um pouco, para o ano de 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia) ou para a Rio+20, em 2012. Como podemos ver, os assuntos são de muita importância para todos e não são novos.
Turismo
Mas como falamos no início, podemos começar esse assunto por qualquer lado ou por qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vamos conhecê-los? E faço um convite aos leitores: ao ler cada um deles, vamos imaginar o desenvolvimento sustentável e o turismo? Como o turismo pode positivamente contribuir para alcançar os ODS?
1. Erradicação da pobreza
2. Fome zero e agricultura sustentável
3. Saúde e bem-estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de gênero
6. Água potável e saneamento
7. Energia limpa e acessível
8. Trabalho decente e crescimento econômico
9. Indústria, inovação e infraestrutura
10. Redução das desigualdades
11. Cidades e comunidades sustentáveis
12. Consumo e produção responsáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
14. Vida na água
15. Vida terrestre
16. Paz, justiça e instituições eficazes
17. Parcerias e meios de implementação
A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da ONU, tem o turismo como uma ferramenta essencial para a disseminação e concretização dos ODS e, para tanto, desenvolveu a plataforma Tourism4SDGs (Tourism for SDGS) (http://tourism4sdgs.org/), e, sintetizou os objetivos: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.
Nessa plataforma, observamos a sigla SDG (Sustainable Development Goals), e, traduzindo para nosso idioma, temos a sigla ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
E para confirmar a premissa inicial, veja abaixo a representação que a OMT criou, com o turismo no centro do círculo, envolvido por todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Vamos ler mais sobre a Agenda 2030 e o turismo? Acesse os conteúdos em:
– Tourism for SDGS
– Organização da Nações Unidas
– Ministério do Turismo
– Senado Federal
* Pedro Abe Miyahira é diretor de projetos e pesquisa da ONG RECRIATUR – Rede de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em Turismo; advogado (PUC-SP); membro da IFTUR Jr. (empresa júnior do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de São Paulo – IFSP-SPO).
Contato: pedro@pedroadvogado.com.br
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…
O incêndio gerou densas nuvens de fumaça cinza, reduzindo a visibilidade e aumentando o risco…