Você é daqueles que adora um bom romance? Então anote na sua lista a obra-prima Nenhum olhar, escrita pelo autor português José Luís Peixoto, vencedora do Prêmio José Saramago.
A história se passa no interior de Portugal – para ser mais precisa, em uma aldeia situada no Alentejo – e tem uma pegada extremamente poética.
A linguagem utilizada é profundamente lírica e delicada:
O ar queima, como se fosse um bafo quente de lume, e não ar simples de respirar, como se a tarde não quisesse já morrer e começasse aqui a hora do calor. Não há nuvens, há riscos brancos, muito finos, desfiados de nuvens. E o céu, daqui, parece fresco, parece a água limpa de um açude. Penso: talvez o céu seja um mar grande de água doce e talvez a gente não ande debaixo do céu mas em cima dele; talvez a gente veja as coisas ao contrário e a terra seja como um céu e quando a gente morre, quando a gente morre, talvez a gente caia e se afunde no céu.
A narrativa se passa em um ambiente de extrema pobreza e os personagens supostamente reais se misturam com criaturas alegóricas, dando origem a um universo triste e fantasioso, repleto de silêncios e mistério.
O universo pintado com maestria por José Luís Peixoto é também pleno de ternura e de beleza, por esse motivo aconselhamos cheios de convicção a leitura de Nenhum olhar.
A importância do Marketing Digital na atualidade é inquestionável. Ele é a alavanca essencial para…
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…