Angela Merkel aceitou ser presidente do júri do Gulbenkian Prize for Humanity, substituindo assim o antigo ex-Presidente da República de Portugal Jorge Sampaio. Este é o primeiro cargo da ex-chanceler alemã desde que saiu do poder.
O anúncio já foi confirmado por um porta-voz de Merkel, acrescentando que a ex-chanceler deverá assumir o novo cargo a partir de setembro, cerca de um ano depois de ter abandonado a política alemã.
Angela Merkel esteve 16 anos à frente do estado alemão e desde que deixou o papel de chanceler, em dezembro de 2021, poucas foram as aparições públicas.
A ex-chanceler já tinha informado o governo alemão que queria presidir o júri. Uma decisão que, em 15 de junho, ganhou sinal verde para acontecer sem qualquer.
Como presidente do júri do Gulbenkian Prize, ela estará presente na cerimónia em que o galardão (homenagem pelos serviços prestados) será entregue a uma personalidade. Em 2020, a fundação portuguesa, criada em 1956, criou esta nova categoria de reconhecimento.
O Gulbenkian Prize for Humanity, no valor de 1 milhão de euros (R$ 5,54 milhões), é atribuído anualmente, tendo enaltecido os feitos de Greta Thunberg, na primeira edição em 2020, e sido atribuído ao Global Covenant of Mayors em 2021.
Fonte: CNN
Imgem: Abian Sommer/Pool via Reuters
A Agência Difusão é referência em desenvolvimento de sites, SEO e marketing digital em Campinas.…
Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt…
A obra reúne uma seleção de ensaios publicados originalmente na Hora do Povo, onde Carlos examina…
A tripulação a bordo do barco, entre eles a ativista Greta Thunberg, a deputada do…
Alexander Cordeiro Santa Cruz (Instituto Ideal Brasil-RJ) comemorou a medalha de ouro, o recorde do…
Preços de bens e serviços consumidos pelas famílias brasileiras foi 0,17% menor do que no…