Uma das coisas mais interessantes na existência é a capacidade de transformação. A matéria se transforma, o corpo se transforma e a cultura também. Nesse momento um dos principais países do planeta está em transformação. Uma transformação democrática, uma transformação no hábito de votar.
A exatos 4 anos houve uma mudança significativa nos Estados Unidos da América, deixava o poder um presidente negro, preto ou afroamericano e voltava ao poder um presidente branco. Dizem que a história é mutante e realmente é e tanto para o bem quanto para o mal.
Hoje, amanhã, semana que vem, ou quem sabe até o final do ano será anunciado o resultado da eleição americana. De um lado Donald Trump com toda sua narrativa de direita e do outro lado Joe Biden que não é de esquerda, apesar de Trump jurar por Deus que é.
A principal mudança nessa história toda se resume a um simples fato, o eleitorado. Jamais a maior democracia do mundo, como dizem por aqui, terá que lidar com o fato dos americanos exercerem o maior de todos os atos democráticos, o voto.
Algumas coisas me deixa confuso, são questões que não encontro respostas. Porque a maior democracia não está preparada para contabilizar a sua democracia? Como pode, como diz o atual presidente, uma democracia consolidada ser fraudada? Como pode a maior democracia não ter uma corte específica para um processo específico como o eleitoral? Como pode a maior democracia utilizar cédula de papel? Como pode o resultado de um processo democrático não ser respeitado em uma democracia?
Um sistema democrático é um sistema político onde o povo elege seus dirigentes por meio de eleições periódicas. Agora como posso confiar em uma democracia onde o líder supremo não confia no processo democrático? Onde está a democracia onde apenas dois partidos monopolizam as eleições desde o momento que foram instauradas?
Espero um dia enterder essas questões semânticas e lógicas, pois como dizem no interior de São Paulo, “tem algo que não orna”.
Texto: Carbono(Escritor, fotógrafo, filósofo e artista)
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…
O incêndio gerou densas nuvens de fumaça cinza, reduzindo a visibilidade e aumentando o risco…
Já as exportações cresceram 7%, no mesmo intervalo de comparação interanual. É a maior alta desde…
Nesta edição, celebramos o 80º aniversário da Vitória na Guerra Mundial, com filmes que retratam…