Vendas no e-commerce chegam a R$ 97,93 bilhões durante a pandemia.
O alcance do varejo digital após os primeiros meses da pandemia alcançou valores inéditos, diz matéria do Valor. A competição mais acirrada levou também a uma queda nas margens o que deve se acentuar no caso de uma segunda onda de covid-19, afirmam especialistas.
Segundo levantamento feito pelo jornal, 16 grandes varejistas movimentaram, até setembro, R$ 97,93 bilhões em seus sites e aplicativos, valor que é 78% maior na comparação com o mesmo período de 2019, o que equivale à metade da receita líquida da JBS, que é a maior empresa brasileira, no mesmo intervalo.
Esse montante refere-se ao valor total das vendas próprias das grandes redes e de lojistas que recorreram às plataformas dessas redes (marketplace). Quando se soma as vendas das lojas físicas ao cálculo, o valor vai para R$ 127,8 bilhões.
O cálculo considera as vendas totais de 15 varejistas incluídas no Icon, índice de empresas de consumo da B3, e também do Mercado Livre. Por outro lado, essas mesmas empresas registraram queda da margem bruta, cuja média caiu de 29,2% para 26,3% no último trimestre.
Dois terços das empresas analisadas também tiveram queda do lucro líquido na base anual, ou o ganho do ano anterior virou prejuízo no 3TRI.
Fonte: Valor Econômico
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