Em outubro de 2018, 64 milhões de pessoas usavam o Instagram no Brasil. O país ficava em 3º lugar no ranking mundial da rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos, com seus 121 milhões de usuários, e para a Índia, com 71 milhões. Em todo o planeta, todos os meses, 1 bilhão de pessoas publicavam fotos e vídeos no Instagram. Tratava-se de um sétimo dos habitantes da Terra. Um terreno para lá de fértil para as mentiras e os exageros – como já bem reconhece a plataforma. Apesar disso, quem navega pelo sistema e encontra uma informação falsa não acha um caminho para denunciá-la. Há quem diga que o Instagram pode ser a próxima fronteira da mentira.
Lançado em 2010 pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, o Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012 e não demorou muito para ser inundado por informações falsas e situações correlatas.
Em novembro do ano passado, a revista americana The Atlantic foi analisar, por exemplo, se eram reais todos os efeitos milagrosos do suco de aipo – um discurso curioso que havia sido adotado de forma praticamente avassaladora por instagramers que juravam de pés juntos, em séries de fotos e vídeos, que aquele líquido verde-claro, vendido por tudo que era canto nos Estados Unidos, era quase um milagre engarrafado. Saúde em vidro. Resultado: tudo falso.
Os sucos de aipo podem ser gostosos (ou não), mas, de acordo com a comunidade científica, não curam “todos os tipos de inflamação”, não “regulam a quantidade de micróbios no intestino humano”, não “removem as toxinas do sangue” nem são capazes de “curar doenças crônicas” – como alardeavam famosos no Instagram.
A importância do Marketing Digital na atualidade é inquestionável. Ele é a alavanca essencial para…
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…