Mais sete atletas – quatro no masculino e três no feminino – do revezamento 4×400 m misto, já qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de Márcio Teles (Orcampi), dos 400 m com barreiras, também com índice assegurado para a Olimpíada, embarcaram para os Estados Unidos na noite de terça-feira (6/4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para o Camping Internacional de Treinamento e Competição no Chula Vista Elite Athlete Training Center, no condado de San Diego, Estados Unidos.
Em Chula Vista, o grupo se encontrará com outros 18 atletas, que já estão nos Estados Unidos desde o dia 17 de março. A grande maioria é dos revezamentos 4×100 m masculino e feminino.
Três dos convocados não conseguiram viajar por não conseguirem em tempo os vistos para entrada no país: a corredora Victoria Belo de Sena (APA-SP) e os treinadores Antônio Nílson de Souza e Inaldo Sena. A nova data de embarque depende da obtenção do documento.
O camping faz parte do Programa de Preparação Olímpica (PPO), numa parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos de Tóquio. A viagem só foi viabilizada neste momento de pandemia da COVID-19 por causa de acordos entre o COB e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.
“O camping será importante tanto como treinamento como pela possibilidade de os atletas participarem de competições, não só individuais, mas também de revezamentos 4×400 m masculino e feminino. Não temos nenhum evento previsto para o misto, mas a oportunidade de reunir o grupo e treinar é importante”, comentou o técnico Evandro Lazari. “Antes da Olimpíada, teremos o Campeonato Mundial de Revezamentos, em que o 4×400 m misto buscará nova final.”
Para o campeão brasileiro e líder do Ranking Nacional de 2020 dos 400 m, Lucas da Silva Carvalho (FECAM/ASSERCAM), a possibilidade é muito interessante. “O objetivo do camping é ajustar um pouco mais os treinos e competir em solo norte-americano. Isso é muito importante como preparação para o Mundial e Olimpíada”, comentou o atleta, campeão brasileiro também dos 200 m.
O Mundial de Revezamentos será disputado nos dias 1 e 2 de maio, em Silesia, na Polônia. Dos Estados Unidos, os convocados para a competição seguirão para um camping previsto de aclimatação na cidade de Rio Maior, em Portugal.
O camping em Chula Vista conta com a realização de testes e avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico do COB nas áreas da bioquímica, fisiologia, biomecânica, entre outras, conforme acordado previamente com treinadores e atletas.
Viajaram nesta terça-feira: Lucas Carvalho (FECAM/ASSERCAM), Anderson Henriques (AABLU), Alexander Russo (Orcampi), João Henrique Falcão Cabral (CT-Maranhão), Tiffani Marinho (Orcampi), Tabata Vitorino de Carvalho (AA Maringá) e Cristiane dos Santos Silva (UCA). Seguiram com o grupo os treinadores Evandro Lazari e Leonardo Ribas, além da médica Débora Borowik Reiss.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br – (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes – joaonunes@cbat.org.br – (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista – maiara@cbat.org.br – (11) 99127-2369.
Imagem: Wagner Carmo/CBAt
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…