A Emenda Constitucional 108/2020, que amplia o alcance e torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente, foi promulgada na manhã desta quarta-feira (26) pelo Congresso Nacional.
O Fundeb foi criado em 2007 de forma temporária e é uma das principais fontes de financiamento da educação no país. Sem uma mudança constitucional, o fundo expiraria em 31 de dezembro deste ano.
O texto é resultado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 26/2020), aprovada na Câmara em julho. No Senado, o texto foi aprovado na noite de terça-feira (25) com 79 votos favoráveis e nenhum voto contrário nos dois turnos de votação. O relator foi o senador Flávio Arns (Rede-PR).
A nova emenda constitucional também aumenta em 13 pontos percentuais a participação da União nos recursos destinados ao Fundo, além de alterar a forma de distribuição dos recursos da União entre os estados.
A promulgação da PEC 26/2020 foi feita em sessão solene, comandada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também preside o Congresso Nacional.
Fonte: Agência Senado
A Agência Difusão possui a expertise, a metodologia e a paixão necessárias para guiar o…
Entender o que fazer para ter um site relevante para o Google é o primeiro passo. O…
Navegar por esse novo território exige um parceiro com conhecimento, experiência e uma visão de…
A Agência Difusão possui a expertise, as ferramentas e a metodologia necessárias para construir e escalar a…
As alterações feitas pela Câmara podem reduzir a arrecadação prevista pelo governo para compensar a…
A pergunta que ecoa nos corredores do marketing digital desde o seu surgimento ganha um…