Artigos

FESTIVAL DE CANNES E OS PRÓXIMOS QUE VIRÃO

Está aberta a temporada dos festivais de cinema pelo mundo afora. A 76ª edição do Festival de Cannes, encerrada no último 27 de maio, oficializa, de certa forma, o início das exposições fílmicas atuais.

São tantos os festivais de cinema espalhados pelo mundo e em cada pedacinho dele que parece o mesmo número de estrelas no céu. Este número ainda cresce muito se contarmos com as exibições virtuais. Então podemos imaginar a grande produção de imagens em movimento produzidas a cada ano e que juntas formam o conteúdo do mundo em imagens. Quantas histórias são possíveis de serem contadas em cinema hoje em dia? Talvez a mesma quantidade de histórias vividas.

Aqui, ficamos com a expectativa para assistir a muitos filmes que participaram deste grande evento de cinema que reúne um panorama mundial de trabalhos artísticos divididos em programas variados.

Destaque para a presença brasileira e de brasileiros no festival em mostras paralelas, entre elas, a Cannes Classics, com a celebração a um dos maiores nomes do cinema nacional, “Nelson Pereira dos Santos, vida de cinema”, dirigido por Ivelise Ferreira e Aida Marques.

Cannes premiou dois filmes brasileiros: “A Flor de Buriti”, de Renée Nacher e João Salavita pela mostra “Um certo olhar” (Un Certain Regard) e também o filme “Levante” da cineasta Lillah Halla pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).

O diretor brasileiro Karin Ainouz participou da mostra oficial de Cannes, concorrendo à Palma de Ouro com o filme ambientado na Inglaterra: “Firebrand”. E do cineasta Kleber Mendonça Filho, “Retratos Falados” foi exibido no festival em mostra fora de competição.

Finalmente, o curta-metragem “Solos” dirigido por Pedro Vargas participou da mostra “La Cinef”. O cinema brasileiro está de volta e em grande estilo.

Os filmes que participam de Cannes iniciam suas jornadas para serem vistos pelos amantes de cinema. Os festivais espalhados pelo mundo trabalham para realizar suas edições e difundir as obras cinematográficas de destaque. No Brasil, muitos festivais também se preparam para mostrar a nossa vasta produção e assim o cinema volta a nos emocionar como desde a sua existência.

Artigo: Renata Saraceni(Cineasta)

Imagem: Photo courtesy Chopard.

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

2 meses ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

2 meses ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

2 meses ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

5 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

6 meses ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

6 meses ago