Está aberta a temporada dos festivais de cinema pelo mundo afora. A 76ª edição do Festival de Cannes, encerrada no último 27 de maio, oficializa, de certa forma, o início das exposições fílmicas atuais.
São tantos os festivais de cinema espalhados pelo mundo e em cada pedacinho dele que parece o mesmo número de estrelas no céu. Este número ainda cresce muito se contarmos com as exibições virtuais. Então podemos imaginar a grande produção de imagens em movimento produzidas a cada ano e que juntas formam o conteúdo do mundo em imagens. Quantas histórias são possíveis de serem contadas em cinema hoje em dia? Talvez a mesma quantidade de histórias vividas.
Aqui, ficamos com a expectativa para assistir a muitos filmes que participaram deste grande evento de cinema que reúne um panorama mundial de trabalhos artísticos divididos em programas variados.
Destaque para a presença brasileira e de brasileiros no festival em mostras paralelas, entre elas, a Cannes Classics, com a celebração a um dos maiores nomes do cinema nacional, “Nelson Pereira dos Santos, vida de cinema”, dirigido por Ivelise Ferreira e Aida Marques.
Cannes premiou dois filmes brasileiros: “A Flor de Buriti”, de Renée Nacher e João Salavita pela mostra “Um certo olhar” (Un Certain Regard) e também o filme “Levante” da cineasta Lillah Halla pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).
O diretor brasileiro Karin Ainouz participou da mostra oficial de Cannes, concorrendo à Palma de Ouro com o filme ambientado na Inglaterra: “Firebrand”. E do cineasta Kleber Mendonça Filho, “Retratos Falados” foi exibido no festival em mostra fora de competição.
Finalmente, o curta-metragem “Solos” dirigido por Pedro Vargas participou da mostra “La Cinef”. O cinema brasileiro está de volta e em grande estilo.
Os filmes que participam de Cannes iniciam suas jornadas para serem vistos pelos amantes de cinema. Os festivais espalhados pelo mundo trabalham para realizar suas edições e difundir as obras cinematográficas de destaque. No Brasil, muitos festivais também se preparam para mostrar a nossa vasta produção e assim o cinema volta a nos emocionar como desde a sua existência.
Artigo: Renata Saraceni(Cineasta)
Imagem: Photo courtesy Chopard.
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…