Literatura

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO – Marcel Proust

Um clássico que nunca perde a validade, essa talvez seja a melhor definição para caracterizar a obra-prima do escritor francês Marcel Proust.

Um mergulho no passado, e especialmente na infância e na juventude do protagonista, é o que o leitor irá encontrar quando imergir no universo desse clássico da literatura francesa.

A leitura embala o leitor e o atravessa de tal maneira que a determinado momento parece ser impossível largar o livro.

A verdade é que no passado de Marcel encontramos um pouco do passado de todos nós: as descobertas, as aventuras, as primeiras paixões, o entusiasmo juvenil.

Lembremos aqui da clássica passagem da madaleine, talvez a mais citada da obra, quando o protagonista é transportado no tempo de volta à infância depois de comer um biscoito:

Ela então mandou buscar um desses biscoitos curtos e rechonchudos chamados madeleines, que parecem ter sido moldados na valva estriada de uma concha de São Tiago. E logo, maquinalmente, acabrunhado pelo dia tristonho e a perspectiva de um dia seguinte sombrio, levei à boca uma colherada de chá onde deixara amolecer um pedaço de madeleine. Mas no mesmo instante em que esse gole, misturado com os farelos do biscoito, tocou meu paladar, estremeci, atento ao que se passava de extraordinário em mim. Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem a noção de sua causa. (…) E de súbito a lembrança me apareceu. Aquele gosto era o do pedacinho de madeleine que minha tia Léonie me dava aos domingos pela manhã em Combray (porque nesse dia eu não saía antes da hora da missa), quando ia lhe dar bom-dia no seu quarto, depois de mergulhá-lo em sua infusão de chá ou de tília.

Com uma linguagem extremamente simples e acessível somos convidados a conhecer o cotidiano desse rapazinho ingênuo que queria ser escritor.

A dica de leitura de Em Busca do Tempo Perdido para o ano a seguir provavelmente irá ocupar também os seus próximos anos uma vez que Proust foi prolixo: as edições de Em Busca do Tempo Perdido são compostas por sete volumes.

Acredite, vale a pena embarcar nesse teletransporte para o passado e se deliciar com as descobertas feita por ele – Marcel – e por nós mesmos ao longo do trajeto.

Os sete tomos de Em Busca do Tempo Perdido encontram-se disponíveis para download gratuito em português.

Agência Difusão

Share
Published by
Agência Difusão

Recent Posts

Criação de Site Otimizado para o Google e Chatbots

A Agência Difusão possui a expertise, a metodologia e a paixão necessárias para guiar o…

3 dias ago

SITE RELEVANTE PARA O GOOGLE

Entender o que fazer para ter um site relevante para o Google é o primeiro passo. O…

1 semana ago

SITE QUE APAREÇA NOS CHATBOTS

Navegar por esse novo território exige um parceiro com conhecimento, experiência e uma visão de…

2 semanas ago

O QUE FAZER PARA TER UM SITE NO TOPO DO GOOGLE

A Agência Difusão possui a expertise, as ferramentas e a metodologia necessárias para construir e escalar a…

3 semanas ago

RENAN ANUNCIA MUDANÇAS EM PROJETO SOBRE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

As alterações feitas pela Câmara podem reduzir a arrecadação prevista pelo governo para compensar a…

4 semanas ago

BACKLINKS AINDA FUNCIONAM PARA SEO?

A pergunta que ecoa nos corredores do marketing digital desde o seu surgimento ganha um…

1 mês ago