Mundo

DEMOCRATAS REVELAM GRAVAÇÕES DO ATAQUE AO CAPITÓLIO

Os democratas revelaram novas gravações perturbadoras do ataque da turba ao Capitólio dos EUA no mês passado, enquanto apresentavam seu caso na quarta-feira no histórico segundo julgamento de impeachment de Donald Trump.

Os gerentes do impeachment da Câmara construíram um cronograma que, segundo eles, mostrava que o ex-presidente era “singularmente responsável” pelo ataque mortal, que trouxe uma multidão violenta aos passos dos líderes políticos do país.

Os senadores, sentados como jurados na câmara que foi palco da invasão em 6 de janeiro, assistiram em silêncio enquanto os vídeos de segurança e despachos da polícia pintavam um quadro mais completo da tarde.

As cenas dramáticas mostraram manifestantes violentos pelos corredores do Congresso, em busca do então vice-presidente Mike Pence e da presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Membros de grupos extremistas de extrema direita foram os primeiros a entrar no Capitólio. Alguns usavam equipamentos táticos, outros estavam armados.

Em imagens de segurança inéditas, Pence, que presidia uma sessão para certificar a vitória de Biden, e sua família foram vistos sendo evacuados de uma sala perto da câmara do Senado, quase 15 minutos depois que manifestantes violaram o Capitólio.

Cantos de “hang Mike Pence” reverberaram pelo prédio de mármore, enquanto do lado de fora outro construía uma forca improvisada. A certa altura, a multidão chegou a cerca de 30 metros da sala onde Pence estava abrigado, disseram os gerentes.

Um vídeo gráfico mostrou a polícia atirando em uma janela quebrada, matando Ashli ​​Babbitt, enquanto ela tentava entrar no prédio. Vários senadores ficaram visivelmente chateados com um vídeo do policial Daniel Hodges esmagado em uma porta enquanto ele tentava evitar que os manifestantes violassem o Capitólio.

O policial do Capitólio Eugene Goodman foi visto em outro vídeo extraordinário levando o senador Mitt Romney para longe dos manifestantes, potencialmente salvando sua vida. Em outra gravação, senadores são expulsos do prédio, perdendo por pouco as insurreições por apenas “58 passos”.

Romney, um dos críticos republicanos mais frequentes de Trump, disse aos repórteres que não tinha ideia de que esteve tão perto do perigo: “Ele rasga seu coração e traz lágrimas aos seus olhos. Isso foi extremamente angustiante e emocional. ”

Em outro vídeo de segurança, a equipe de Pelosi entrou correndo em seu escritório e se barricou em uma sala, momentos antes da chegada dos manifestantes. Os funcionários podiam ouvi-los chamando ameaçadoramente pelo orador enquanto invadiam seu escritório.

Um dos homens que posou para uma foto sua com as botas em cima da mesa de Pelosi carregava uma arma de choque que poderia ter causado sérios danos se tivesse sido usada, disseram os gerentes.

“O presidente Trump colocou um alvo nas costas deles”, disse Stacey Plaskett, gerente de impeachment e delegada das Ilhas Virgens. “E sua turba invadiu o Capitol para caçá-los.”

Os democratas da Câmara – chamados de gerentes de impeachment durante o julgamento – traçaram metodicamente a campanha de Trump, que durou meses, para anular sua derrota na eleição, argumentando que o ex-presidente não era um “espectador inocente” varrido no caos de 6 de janeiro, mas o “incitador em chefe”.

Os administradores do impeachment usaram seu primeiro dia inteiro de argumentos para defender o caso de que a invasão do Capitol não foi um ato aleatório de caos, mas “montado, inflamado e incitado” por Trump ao longo de vários meses.

Em imagens de segurança inéditas, eles argumentaram, Trump violou seu juramento presidencial ao não agir para impedir a violência, alegando que, em vez disso, assistiu com “alegria” seus apoiadores invadirem a sede do governo americano. Cinco pessoas morreram.

“Para nós, pode ter parecido o caos e a loucura, mas havia método na loucura naquele dia”, disse o congressista Jamie Raskin, o principal gerente de impeachment.

Fonte: The Guardian
Imagem: Leah Millis/Reuters

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

1 mês ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

1 mês ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

1 mês ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

5 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

5 meses ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

6 meses ago