Turismo

CURIOSIDADE: EXISTEM TIPOS DE TURISTAS?

CURIOSIDADE: EXISTEM TIPOS DE TURISTAS?

Pedro Abe Miyahira*

Prezadas leitoras e prezados leitores, logo no começo, nós nos deparamos com uma pergunta que pode soar estranha: existem tipos de turista? Vamos lá, vou tentar responder.
Tem o turista que prefere praia, outro prefere campo, outro que adora museus, tem aqueles que esbanjam na compra de suvenires, tem aqueles que não perdem uma fotografia ou vídeo por nada, enfim, temos vários e infinitos tipos de turistas.
Então, eu me pergunto: se eu gosto de praia, encho um cartão de memória com imagens e vídeos e compro suvenires até para o meu cachorro, que tipo de turista eu sou?
Como o título do artigo diz, é só uma curiosidade. Para estudos mais profundos, deixo a cargo de especialistas da psicologia, sociologia e outras áreas do conhecimento. E sobre um desses especialistas que vamos falar: Stanley C. Plog. Uma resposta pode vir dele.
Plog fundou a Plog Research, Inc. e foi seu presidente e CEO. A empresa atende a um amplo segmento da indústria de viagens em todo o mundo, incluindo companhias aéreas, cadeias de hotéis, destinos, empresas de cruzeiros, locadoras de veículos e mídia de viagens. Na UCLA, foi primeiro diretor acadêmico do Programa de Formação em Psiquiatria Social e formou o Observatório Urbano, centro de estudos de problemas sociais (Fonte: Amazon.com).
Ele desenhou um modelo em suas pesquisas para estudar o comportamento do consumidor, sobre o perfil psicográfico do turista e estudos do turismo, abrindo, desse modo, reflexões importantes sobre esses temas até hoje.
Conceitualmente, ele trouxe a resposta, caracterizando três tipos de turistas: o alocêntrico, o mesocêntrico e o psicocêntrico, além dos tipos intermediários, tais como, quase-mesocêntrico ou semi-psicocêntrico.
E como é o alocêntrico? O turista alocêntrico é o aventureiro, gosta de novos destinos e não costuma voltar ao mesmo local.
O mesocêntrico é aquele que gosta de conforto, mas também aprecia novas experiências nas suas viagens.
E o psicocêntrico? O psicocêntrico é mais conservador, costuma viajar para lugares visitados antes e já conhecidos.
Bem, acho que sou um pouco de todos: sou o tipo de turista que adora viajar. Para saber mais, consulte http://livros01.livrosgratis.com.br/cp065613.pdf

_______________
* Pedro Abe Miyahira é diretor de projetos e pesquisa da ONG RECRIATUR – Rede de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em Turismo; advogado (PUC-SP); membro da IFTUR Jr. (empresa júnior do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de São Paulo – IFSP-SPO).
Contato: pedro@pedroadvogado.com.br

Agência Difusão

Share
Published by
Agência Difusão

Recent Posts

Criação de Site Otimizado para o Google e Chatbots

A Agência Difusão possui a expertise, a metodologia e a paixão necessárias para guiar o…

3 dias ago

SITE RELEVANTE PARA O GOOGLE

Entender o que fazer para ter um site relevante para o Google é o primeiro passo. O…

1 semana ago

SITE QUE APAREÇA NOS CHATBOTS

Navegar por esse novo território exige um parceiro com conhecimento, experiência e uma visão de…

2 semanas ago

O QUE FAZER PARA TER UM SITE NO TOPO DO GOOGLE

A Agência Difusão possui a expertise, as ferramentas e a metodologia necessárias para construir e escalar a…

3 semanas ago

RENAN ANUNCIA MUDANÇAS EM PROJETO SOBRE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

As alterações feitas pela Câmara podem reduzir a arrecadação prevista pelo governo para compensar a…

4 semanas ago

BACKLINKS AINDA FUNCIONAM PARA SEO?

A pergunta que ecoa nos corredores do marketing digital desde o seu surgimento ganha um…

1 mês ago