A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi promovem, na próxima quinta-feira (12), o lançamento do livro “Cultura e Identidade Nacional”, de Carlos Lopes, diretor de redação do Jornal Hora do Povo e vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) . O evento acontecerá às 19h, na Rua Rego Freitas, 192, em São Paulo, e contará com debate sobre a relação entre literatura, história e identidade brasileira.
A obra reúne uma seleção de ensaios publicados originalmente na Hora do Povo, onde Carlos examina autores fundamentais da literatura nacional e sua contribuição para a construção da identidade cultural do país. O livro propõe uma reflexão sobre as obras e escritores que ajudam a consolidar a noção de nação.
“A preocupação é, precisamente, a de estabelecer um cânon, aquela série de obras e autores através dos quais os brasileiros podem se reconhecer culturalmente como Nação”, esclarece o autor.
Entre os nomes abordados estão José de Alencar, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e até mesmo questões linguísticas discutidas por Aurélio Buarque de Holanda. O modernismo paulista, frequentemente celebrado desde a ditadura militar, também é revisitado sob uma perspectiva crítica.
O lançamento é uma oportunidade para discutir como a literatura reflete e constrói a identidade nacional, em um momento de intensos debates sobre cultura e política no Brasil.
A entrada é gratuita, e o livro estará disponível para venda no local.
Fonte: Hora do Povo
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…