A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi promovem, na próxima quinta-feira (12), o lançamento do livro “Cultura e Identidade Nacional”, de Carlos Lopes, diretor de redação do Jornal Hora do Povo e vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) . O evento acontecerá às 19h, na Rua Rego Freitas, 192, em São Paulo, e contará com debate sobre a relação entre literatura, história e identidade brasileira.
A obra reúne uma seleção de ensaios publicados originalmente na Hora do Povo, onde Carlos examina autores fundamentais da literatura nacional e sua contribuição para a construção da identidade cultural do país. O livro propõe uma reflexão sobre as obras e escritores que ajudam a consolidar a noção de nação.
“A preocupação é, precisamente, a de estabelecer um cânon, aquela série de obras e autores através dos quais os brasileiros podem se reconhecer culturalmente como Nação”, esclarece o autor.
Entre os nomes abordados estão José de Alencar, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e até mesmo questões linguísticas discutidas por Aurélio Buarque de Holanda. O modernismo paulista, frequentemente celebrado desde a ditadura militar, também é revisitado sob uma perspectiva crítica.
O lançamento é uma oportunidade para discutir como a literatura reflete e constrói a identidade nacional, em um momento de intensos debates sobre cultura e política no Brasil.
A entrada é gratuita, e o livro estará disponível para venda no local.
Fonte: Hora do Povo
Navegar por esse novo território exige um parceiro com conhecimento, experiência e uma visão de…
A Agência Difusão possui a expertise, as ferramentas e a metodologia necessárias para construir e escalar a…
As alterações feitas pela Câmara podem reduzir a arrecadação prevista pelo governo para compensar a…
A pergunta que ecoa nos corredores do marketing digital desde o seu surgimento ganha um…
A missão, então, é clara: impulsionar site para que ele se torne o seu principal canal de…
A Agência Difusão oferece a solução completa para empresas que não querem apenas "ter um site", mas…