Literatura

CRIME E CASTIGO

Crime e Castigo é um romance publicado em 1866. É o nono do escritor e jornalista russo Fiódor Dostoiévski. O livro narra a história de um crime cometido pelo ex-estudante Ródion Ramanovich Raskolnikov e as suas consequências.

Resumo de Crime e Castigo

O personagem principal do livro é Ródion Ramanovich Raskolnikov, um ex-estudante muito inteligente na casa dos vinte anos que vive na miséria num minúsculo apartamento em Pitsburgo.

O rapaz precisou desistir dos estudos devido às dificuldades financeiras que enfrentava. Ele acredita que está destinado a grandes ações, mas que a miséria o impede de atingir todo o seu potencial.

Com problemas econômicos, Raskolnikov recorre à ajuda de uma senhora que empresta a juros altíssimos e maltrata a sua irmã mais nova, de trinta e poucos anos.

Convencido de que a velha tem um péssimo caráter e explora as pessoas vulneráveis que lhe pedem ajuda, Raskolnikov decide assassiná-la.

O crime de Raskolnikov

A obra de Dostoiévski desde cedo nos coloca uma questão moral: o assassinato de uma pessoa reles seria moralmente errado se o objetivo fosse nobre? Raskolnikov acredita que todas as pessoas superiores acabam cometendo assassinatos para atingir os seus objetivos, que, no final, são grandes avanços para a humanidade.

Convencido de que ele é um dessas pessoas, Raskolnikov julga que matar a velha para conseguir os meios para atingir o seu potencial não é um ato moralmente condenável, mesmo que seja contra a lei.

Raskolnikov passa, então, a planejar o assassinato, sendo uma das suas maiores preocupações o efeito psicológico que este ato pode causar nele. O ex-estudante acredita que durante e depois do assassinato ele por ser acometido por uma espécie de remorso, como se fosse uma doença.

Um assassinato fora de controle

Por uma fatalidade do destino, a irmã caçula da velha acabou entrando na cena do crime e, por ser testemunha do assassinato, foi também morta a machadadas. Ao contrário da senhora agiota, que foi um assassinato premeditado, o crime da irmã aconteceu a quente, sem qualquer planejamento.

Raskolnikov se torna, então, responsável por dois homicídios.

Todo crime merece um castigo?

Ao longo das extensas páginas do romance vemos o personagem Raskolnikov tendo que lidar com a culpa dos assassinatos cometidos e precisando justificar para si mesmo as escolhas tomadas.

Também fica evidente a urgência do personagem de esconder o seu duplo crime. O romance literário abre espaço para um verdadeiro levantamento profundo de questões filosóficas, morais e sociais que cercam um crime. Afinal, todo crime merece um castigo?

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

1 mês ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

1 mês ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

1 mês ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

5 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

5 meses ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

6 meses ago