O paranaense Gabriel Luiz Boza é uma das atrações do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, que será disputado de sexta-feira (20/11) a domingo (22/11) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).
Nascido no dia 7 de março de 2003, em São José dos Pinhais, o atleta do Memorial/Santos/Fupes é o favorito para lutar pelo bicampeonato da competição no salto em distância. Afinal, Gabriel conquistou a medalha de ouro no Brasileiro Caixa Sub-20, disputado de 6 a 8 de novembro, também em Bragança, com a marca de 7,50 m (2.6).
“Estou me sentindo muito bem, tanto fisicamente como mentalmente. A confiança é muito grande. Vou entrar para tentar quebrar o recorde do torneio”, disse o saltador, referindo-se à marca de 7,66 m, estabelecida por Eberson Matucari, em 2016. “Me recuperei bem de uma lesão na coxa e depois de três semanas parado voltei bem às competições”, lembrou Gabriel, que venceu também o Campeonato Paulista Sub-20, no dia 31 de outubro, em Bragança, com 7,43 m (7.6).
O paranaense, que treina com Nélio Moura e Tânia Moura (a dupla que levou Maurren Maggi ao ouro olímpico de Pequim-2008), tem 7,54 m (0.3) como recorde pessoal, resultado obtido no dia de seu aniversário de 17 anos, em São Bernardo do Campo (SP), e que ocupa a quarta colocação do Ranking Mundial da categoria sub-18 em 2020. “Faltam apenas 4 cm para conseguir o índice para o Mundial Sub-20 de Nairóbi de 2021. A marca está nas minhas pernas. Só falta encaixar o salto”, comentou. “Quero ir para o Mundial para brigar por uma medalha. Sei que sou novo. Estarei no meu primeiro ano de sub-20, mas me sinto muito confiante.”
Tânia Moura concorda com o otimismo de Gabriel. “Ele está muito bem. É um menino muito dedicado e talentoso, é mesmo uma de nossas apostas. Vai tentar fazer ainda esse ano o índice para o Mundial e acho que tem boas chances”, disse a treinadora.
Gabriel começou no atletismo na escola, ainda quando morava em São José dos Pinhais. Optou desde o início pelo salto em distância, orientado pelo professor Leandro Nascimento. No início de 2019, passou a treinar com Nélio e Tânia. “Fazemos um revezamento durante a semana entre o Núcleo de Alto Rendimento, o Centro Olímpico e o Parque do Ibirapuera”, comentou o saltador, que teve a preparação atrapalhada pela pandemia.
Outro campeão brasileiro sub-20 considerado favorito no sub-18 é o paulista Marcos Roberto de Oliveira Lopes, que compete pela APCEF/MG. Nascido a 26 de abril de 2003, em Jaboticabal, ele treina com a mãe Roberta de Oliveira há três anos na UFMG, em Belo Horizonte. Ele lidera o Ranking Sub-18 do martelo (3 kg), com 59,35 m, marca alcançada em 31 de outubro, em Ipatinga (MG). No Brasileiro Sub-20, ele venceu com 56,06 m, recorde pessoal na categoria (4 kg).
“Minha inspiração é a Anna Paula Magalhães Pereira”, disse o atleta, referindo-se a ex-recordista brasileira da prova, que compete pelo Pinheiros. “Minha mãe foi atleta e sempre me incentivou no esporte”, concluiu Marcos, que conta com o apoio de treinador Jorge Marcos Rodgerio Carlos, especialista em lançamentos.
A competição, que não terá a presença de público, será aberta às 8 horas de sexta-feira, com a disputa dos 100 m do decatlo, e terminará às 15:45 de domingo, com a final por tempo do revezamento 4X400 m misto. Todo o evento seguirá protocolos rígidos de saúde como o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool gel e a medição da temperatura corporal na entrada do CNDA, entrega de máscaras para atletas na saída da pista após as provas, com o próprio atleta pegando a sua medalha na premiação, distanciamento entre atletas na câmara de chamada entre outros.
Assim como ocorreu no Brasileiro Caixa Sub-20, o Congresso Técnico será substituído por uma Sessão Informativa Virtual, marcada para quinta-feira (19), a partir das 15 horas.
A competição terá transmissão ao vivo pelo youtube da CBAt pelo link:
https://www.youtube.com/channel/UCzEJ2yawdNF53PTzLO_RYCg
Mais informações podem ser obtidas no link:
http://cbat.org.br/novo/competicoes/brasileiro_sub18/2020/#
A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br – (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes – joaonunes@cbat.org.br – (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista – maiara@cbat.org.br – (11) 99127-2369
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…
O incêndio gerou densas nuvens de fumaça cinza, reduzindo a visibilidade e aumentando o risco…
Já as exportações cresceram 7%, no mesmo intervalo de comparação interanual. É a maior alta desde…
Nesta edição, celebramos o 80º aniversário da Vitória na Guerra Mundial, com filmes que retratam…