No terceiro artigo da série parques, veremos um na América do Norte e dois na Europa.
Millennium Park – Chicago – Illinois- EUA
Difícil não se emocionar e se apaixonar ao ver, pela primeira vez, a imponente escultura Could Gate, do artista Anish Kapoor. O “feijão” (como é carinhosamente chamado pelos moradores) é de estampar sorrisos no rosto,
O espaço de 100 mil m², localizado dentro do Grant Park, foi inaugurado em 2004. Desde então se tornou um dos programas preferidos entre os moradores e visitantes.
Na área do Millennium Park, durante o verão, é possível curtir filmes e shows ao ar livre, participar de grandes festivais; andar por entre os floridos corredores do Lurie Garden; divertir-se nas águas das esculturas Crown Fontain, onde enormes telões exibem imagens de rostos em movimento; patinar no gelo durante o inverno; e até fazer um lanche em uma toalha de piquenique.
Guell Park – Barcelona – Espanha
Guell Park é considerado um dos patrimônios mundiais da Unesco desde 1984. Além de possuir diversas atrações, principalmente ligadas à arte e história, o parque por si só já é um marco para a arquitetura, por ter sido planejado por Antoni Gaudí, o mais importante arquiteto catalão.
É um pouco afastado do centro da cidade e de vários pontos do parque pode se ficar de queixo caído com a beleza que se vê de lá de cima.
No ponto mais alto também é possível conhecer a casa onde Gaudi morou e que virou museu e também o Turó de les Tres Creus.
A região do centro do parque é chamada de Área Monumental e é cercada por um muro, e na parte de dentro fica a Gran Plaça Circular. A partir desta praça oval que todas as demais áreas do Parque Guell estão estruturadas. Esta praça é sustentada por uma sala com 86 colunas dóricas A Sala Hipòstila é incrível, toda decorada com mosaicos e colunas de 6 metros de altura.
Em frente a Sala Hipòstila fica a famosa Escadaria Monumental, Ali está a conhecida Salamandra revestida de mosaicos e é também um dos símbolos da cidade de Barcelona.
Villa Borghese – Roma – Itália
A Villa Borghese de Roma é um dos maiores parques urbanos da Europa. O Estado adquiriu os jardins da família Borghese em 1901 e os abriu ao público em 1903. O que diferencia a Villa Borghese de outros grandes parques, é a perfeita combinação entre a natureza e a arte de Roma. Em seus jardins é possível ver construções, esculturas, monumentos e fontes de famosos artistas de diferentes épocas.
O parque oferece uma série de atrações e a Galleria Borghese, sem dúvidas, é uma das principais. Nesse belo palácio, é possível ver de perto obras-primas de artistas mundialmente famosos, como Caravaggio, Bernini, Raphael, entre outros.
Texto: Perpétua Devite
Diretora da FYI Intercâmbio
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…