A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panatón ou panattón, de origem e significados controversos.
Por outro lado, pode-se deduzir que a origem do termo panettone se deva à contração entre o diminutivo da palavra “pão” (do italiano panetto) com o superlativo da mesma palavra (do italiano panone), isto é, panetto + panone = panettone, o que em português se assemelharia ao neologismo “pãozinhão”.
Apesar de geralmente ser associado à cultura milanesa, tendo a forma alta e mais fina, há também o panetone piemontês, diferente apenas por ser mais largo e redondo.
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia.
Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem a versões como Chocotone, Sorvetone e Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.
O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de calorias: uma fatia de 80 gramas do panetone da marca Nestlé, por exemplo, possui cerca de 280 Kcal.
Fonte: wikipedia
Imagem: Pixabay
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…
O incêndio gerou densas nuvens de fumaça cinza, reduzindo a visibilidade e aumentando o risco…