Mundo

APÓS INTERVALO ISRAELENSES E PALESTINOS RETOMAM ATAQUES

Os movimentos diplomáticos em direção a um cessar-fogo no conflito entre israelenses e palestinos ganharam força nesta quinta-feira (20) depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, pediu uma redução da escalada.

Israel, no entanto, continuou seu bombardeio contra a Faixa de Gaza e os lançamentos de foguetes por parte do Hamas também foram retomados após uma pausa.

Um funcionário do alto escalão do Hamas previu um cessar-fogo dentro de alguns dias. Já um ministro israelense disse que o país interromperá sua ofensiva somente quando atingir seus objetivos.

Os ataques com foguetes contra Israel pararam por oito horas nesta quinta-feira – o 11º dia de hostilidades – antes de serem retomados contra comunidades próximas à fronteira de Gaza.

Israel manteve seus ataques aéreos ao enclave comandado pelo Hamas, dizendo que queria dissuadir o grupo islâmico de um confronto futuro depois que o conflito atual fosse interrompido.

Desde o início dos combates em 10 de maio, as autoridades de saúde em Gaza dizem que 228 palestinos foram mortos em bombardeios aéreos que pioraram a já terrível situação humanitária na região.

As autoridades israelenses estimam o número de mortos em 12 em Israel, onde repetidos ataques de foguetes causaram pânico e enviaram pessoas para abrigos.

Na quarta-feira (19), Biden pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que busque uma “desaceleração” do conflito. Uma fonte de segurança egípcia disse que os dois lados concordaram em princípio com um cessar-fogo, mas os detalhes precisam ser acertados.

Um oficial político do Hamas, Moussa Abu Marzouk, disse acreditar que os esforços para chegar a um cessar-fogo serão bem-sucedidos.

Fumaça em prédio de Gaza após ataque aéreo de Israel
Foto: Ahmed Jadallah/Reuters (19.mai.2021)

“Espero que um cessar-fogo seja alcançado dentro de um ou dois dias, e o cessar-fogo será baseado em acordo mútuo.”

Questionado na rádio pública Kan de Israel se uma trégua começaria na sexta-feira (21), o ministro da Inteligência, Eli Cohen, disse: “Não. Definitivamente, estamos vendo uma pressão internacional muito significativa… terminaremos a operação quando decidirmos que atingimos nossos objetivos.”

A emissora Al Jazeera, do Catar, informou que o enviado de paz da ONU para o Oriente Médio, Tor Wennesland, estava se encontrando com o chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, no Catar.

Israel realizou mais de uma dúzia de ataques aéreos em Gaza depois da meia-noite, visando o que disse ser uma unidade de armazenamento de armas na casa de um oficial do Hamas e infraestrutura militar nas casas de outros comandantes do grupo.

Uma rádio administrada pelo Hamas disse que uma mulher foi morta e quatro crianças ficaram feridas em um ataque na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza. Testemunhas disseram que várias estradas também foram danificadas nos ataques aéreos.

No subúrbio de Sabra, na Cidade de Gaza, Amira Esleem, de 14 anos, e três membros da família ficaram feridos em um ataque israelense, que ela disse ter causado o desabamento de partes de sua casa.

“Estávamos sentados no sofá quando fomos atingidos por um míssil. Havia uma fumaça espessa e não conseguimos ver nada”, disse ela em sua cama de hospital.

Quase 450 prédios em Gaza foram destruídos ou seriamente danificados, incluindo 6 hospitais e 9 centros de saúde de atenção primária, disse a agência humanitária das Nações Unidas.

Mais de 52.000 pessoas fugiram de suas casas e a maioria está se abrigando em escolas administradas pela ONU em Gaza, cujas entradas estão bloqueadas por Israel e Egito.

Os israelenses que vivem em áreas frequentemente alvejadas por foguetes começaram seu dia de trabalho nesta quinta-feira sem o som habitual de sirenes de alerta. Mas depois de um intervalo de oito horas, as sirenes soaram novamente no sul de Israel – nenhuma vítima ou dano foi relatado.

Israel disse que cerca de 4.000 foguetes foram lançados de Gaza, alguns falhando e outros abatidos por suas defesas aéreas, o Iron Dome.

Fonte: CNN

Imagem: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

1 mês ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

1 mês ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

1 mês ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

5 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

5 meses ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

6 meses ago