Alexander Cordeiro Santa Cruz (Instituto Ideal Brasil-RJ) comemorou a medalha de ouro, o recorde do campeonato e o posto de número 1 do mundo na categoria sub-18. O atleta venceu o salto triplo com 15,78 m (1.7) no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, neste domingo (8/6), no Centro Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. O pódio foi formado também por Guilherme da Silva Izidoro (Instituto Foz – ICLI-PR), com 15,18 m (2.3) e Davi Souza de Lima (APADA-MT), com 15,02 m (2.5).
A melhor marca do mundo este ano na prova pertencia ao jamaicano Amani Phillips (15,66 m, 0.9, de 29/3). E foi superada pelo brasileiro, que comemorou o seu primeiro título sub-18. O recorde do campeonato, de Thiago Jacinto Carahyba Dias, de 15,62 m, era de 2001.
“Nos primeiros saltos eu obtive uma marca regular – fiz 15,05 m duas vezes. Queimei o quarto salto, no quinto não fiz uma marca tão boa, mas eu ainda estava em primeiro na prova. Eu pensei: eu posso mais, vou fazer mais, e com o meu treinador ali me dando a força, saiu essa marca que eu sabia que eu estava preparado para fazer”, disse Alexander, abraçado pelos companheiros de equipe e pelo treinador Ormandino Rodrigues Barcelos, um dos mais longevos treinadores do Brasil – vai completar 80 anos em agosto e trabalha com atletismo há 60 anos.
“Vou ficar em casa jogando carta? Vou nada. Prefiro dar minha contribuição”, disse Ormandino, que trabalha juntamente com a mulher Rosana e treina Alexander desde os 14 anos – ele só trabalha com atletas de base.
Alexander disse que está sentindo uma felicidade imensa. “Com certeza era uma marca que eu queria. Todo mundo quer ser o primeiro, mas é preciso acreditar. E quando você chega lá, você vê que o trabalho feito foi o correto e você fez com dedicação, determinação”, completou Alexander, que treina no Sulacap e na pista da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
Seu foco agora passa a ser o recorde brasileiro do salto triplo, de Márcio Rogério da Cruz, que tem 35 anos: 15,83 m (24/11/1990, em Lima, Peru). “Não estou muito longe, 5 centímetros apenas. Mas é muito treino, de qualquer forma. Não é tão simples quanto parece. Mas a gente segue na luta”, disse. E nos seus sonhos vai ainda mais longe – quer chegar à emblemática marca dos 18 metros, que poucos saltadores no mundo conseguiram.
O Brasil tem uma escola incrível de triplistas. Na história soma seis medalhas olímpicas, com Adhemar Ferreira da Silva (ouro em Helsinque-1952 e Melbourne-1956), Nelson Prudêncio (prata, Cidade do México-1968, e bronze, Munique-1972) e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo (bronze em Montreal-1976 e Moscou-1980). O recordista sul-americano é Jadel Gregório, com 17,90 m (0.4), de 20 de maio de 2007, no GP Brasil Caixa de Belém (PA) – a marca anterior, 17,89 m, era de João Carlos de Oliveira.
Mas Alexander, que é “grande”, está de olho nos saltos do norte-americano Christian Taylor, campeão olímpico e mundial (seu recorde pessoal é 18,21 m). “Tenho um peso maior por causa do meu tamanho, não posso saltar muito alto, o meu salto tem de ser rasante. Então eu acompanho ele e espero um dia chegar na marca que ele chegou também. Se a gente prestar bem atenção e treinar bastante, obviamente, a gente consegue chegar lá, se Deus quiser.”
CONFIRA OS RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-18
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, no YouTube.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Fonte: cbat.org.br
Foto: Gustavo Alves/CBAt
A Agência Difusão oferece o caminho mais inteligente e eficiente: unir a sua expertise no seu negócio…
A Agência Difusão é mais do que uma prestadora de serviços; é um parceiro estratégico na sua…
Os benefícios do brócolis são devido ao fato de ser rico em fibras, vitamina C,…
Diferentemente da maior parte da China, que tem maioria da população da etnia Han, Xinjiang…
Utopia autoritária brasileira: Como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República…